O Renault Kardian, modelo fabricado no Brasil, recentemente passou pelos testes de segurança do Latin NCAP e obteve quatro estrelas na avaliação. Equipado com recursos de segurança como seis bolsas de ar e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como itens de série, o Kardian mostrou um bom desempenho em várias áreas.
O Renault Kardian foi avaliado em uma série de testes, incluindo impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicote cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para cidade e rodovias, e Sistemas de Assistência de Velocidade (SAS).
LEIA MAIS
+ Três carros usados para comprar com o preço do Renault Kwid
O impacto frontal do SUV compacto mostrou estrutura estável e área dos pés instável, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do passageiro. A proteção lateral foi boa graças aos airbags de corpo e cortina padrão no modelo, oferecendo proteção adequada para o peito e proteção marginal para o peito do adulto no impacto lateral do poste.
A proteção no teste de chicotada cervical foi marginal. Ambos os ocupantes infantis foram instalados voltados para trás usando ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais, oferecendo boa proteção em geral.
A cabeça do manequim de 3 anos mostrou exposição no teste de impacto lateral, sem valores críticos. A proteção de pedestres mostrou proteção boa e adequada para a cabeça e má proteção contra os pilares A. A proteção da parte superior das pernas era fraca e pobre, e a parte inferior das pernas mostrou boa proteção.
O AEB de cidade e interurbano apresentou bom desempenho, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. O Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral e poderia alcançar a classificação mais alta em estrelas melhorando a proteção de pedestres e/ou adicionando AEB para usuários vulneráveis das vias com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.
“O progresso da Renault com o Kardian como um potencial substituto da família Sandero é notável. Os esforços da Renault para melhorar o desempenho de segurança nos modelos populares são bem recebidos pela Latin NCAP e esperamos ter em breve o primeiro modelo cinco estrelas da marca na Latin NCAP”, disse o secretário-geral da Latin NCAP, Alejandro Furas.
Procuramos também a Renault, mas a marca disse que não comenta sobre os resultados do Latin NCAP.
Confira o vídeo: