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RAM Classic vai incomodar picapes médias com o icônico motor V8 5.7 Hemi

Potência, brutalidade, espaço, robustez. Tudo que uma boa picape norte-americana tem a bordo. É assim que desembarca no Brasil a nova RAM Classic. Importada do México, a picape será a porta de entrada para o mundo das enormes RAM. Abaixo do saliente capô, um motor V8 5.7 Hemi de 400 cv e 56,7 kgfm de torque. Basta pisar no pedal do acelerador e o som que se ouve é música para os ouvidos.

 

Ao dirigir a picape de 2,5 toneladas, o ronco invade a cabine e o V8 instiga o motorista a acelerar mais e subir o giro do motor. Testamos o carro no Circuito Panamericano, em São Paulo e deu para sentir um pouco da potência nas rodas. O 0-100 km/h é feito em cerca de 7,7 segundos. Apesar do tamanho, a picape tem uma direção direta que ajuda a fazer curvas. 

São 5,82 m de comprimento, 2m de largura, 3,57 m de entre-eixos e 1,97 m de altura. A picape é uma verdadeira grandiosidade. A estratégia da RAM é tentar ganhar um novo público. A marca quer que os compradores de Hilux e Amarok passem a vislumbrar um futuro a bordo de uma picape de coração americano. 

Porém, entre as picapes médias topo de linha, a Chevrolet S10 High já oferece sistemas de segurança que não estão presentes na RAM Classic. A exemplo de alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência. A RAM Classic fica devendo nos recursos ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista).

No quesito segurança, a picape entrega seis airbags assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, além de controle de oscilação de reboque.  

Por outro lado, o ponto forte dela é a motorização, o espaço interno e uma caçamba gigante com capacidade de 1.424 L. A caçamba só fica atrás da RAM 3500 Limited Longhorn. Com relação ao reboque, a picape americana tem capacidade para puxar até 3,5 toneladas. Mais do que qualquer outra picape no mercado. 

A RAM Classic chega em duas versões de design: Laramie e Night Edition. O preço da picape, no entanto, só será revelado em 15 de setembro, mas segundo a RAM o valor será compatível com o mercado.


FICHA TÉCNICA

Motor
Posição: Longitudinal dianteiro
Número de cilindros: 8 em V
Diâmetro x curso: 99,5 x 90,9 mm
Cilindrada total: 5.654 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 400 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (ABNT): 556 Nm (56,7 kgfm) a 3.950 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Combustível: Gasolina

Sistema de tração
Caixa de transferência: Part-time
Modos de operação: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low
Comando: elétrico
Relação de reduzida: 2,64

Freios
Comando: Pedal com transmissão hidráulica com ESC
Dianteiros: Discos ventilados (diâmetro de 336 mm) com pinça deslizante
Traseiros: Discos sólidos (diâmetro de 352 mm) com pinça deslizante

Direção
Tipo de assistência: Elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 12,1 m

Rodas
Medida: Aro 20” de liga leve
Pneus: 275/60 R20
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.553 kg
Capacidade de carga: 531 kg
Carga máxima rebocável (reboque com freio): 3.534 kg

Dimensões e capacidades
Comprimento do veículo: 5.816 mm
Largura do veículo: 2.017 mm
Altura do veículo: 1.970 mm
Distância entreeixos: 3.570 mm
Bitola dianteira: 1.728,2 mm
Bitola traseira: 1.714,7 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 236 mm
Ângulo de entrada: 18,3°
Ângulo de saída: 24,8°
Ângulo de rampa: 19,4°
Tanque de combustível: 98 litros

Caçamba
Comprimento: 1.712,4 mm
Largura: 1.686,9 mm (1.295,4 mm entre as caixas de roda)
Profundidade: 508,6 mm
Volume: 1.424 litros

Desempenho
Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
0 a 100 km/h: 7,7 s

Consumo
Ciclo urbano: 5,2 km/l
Ciclo estrada: 6,4 km/l

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