Desde julho, a Volvo resolveu começar a cobrança para a utilização dos eletropostos da marca. Para o público geral, a cobrança é de R$ 2,50 para conectividade e R$ 4 por kWh. Os clientes Volvo, no entanto, são isentos da cobrança.
A medida é uma forma de tentar combater o uso dos carregadores por carros de outras marcas. A reportagem fez um cálculo de quanto seria para carregar, por completo, os 10 elétricos mais vendidos do Brasil.
No primeiro semestre de 2024, o BYD Dolphin Mini foi o carro elétrico mais vendido, com a soma de 9.056 unidades. Considerando a capacidade máxima de 38 kWh e mais a taxa de conectividade, o modelo pagaria R$ 154,50. O compacto consegue rodar 280 km com a bateria completa. Na prática, isso representaria um custo de R$ 1,80 para cada quilômetro rodado.
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Na segunda posição, o BYD Dolphin GS é o segundo automóvel elétrico mais vendido, com 7.512 unidades. Com bateria de 44,9 kWh, custaria R$ 182,50 pela recarga completa. São 291 km de autonomia e um custo médio por quilômetro rodado de R$ 1,59.
Confira o ranking abaixo de quanto custaria carregar nos eletropostos da Volvo:
Modelo | Bateria | Autonomia | Preço da recarga | Preço por km rodado
1. DOLPHIN MINI | 38 kWh | 280 km | R$ 154,50 | R$ 0,55
2. DOLPHIN GS | 44,9 kWh | 291 km | R$ 182,50 | R$ 0,62
3. GWM ORA 03 SKIN | 48kWh | 232 km | R$ 194,50 | R$ 0,83
4. BYD SEAL | 82,5 kWh | 372 km | R$ 332,50 | R$ 0,89
5. BYD DOLPHIN PLUS | 60,5 kWh | 330 km | R$ 244,50 |R$ 0,74
6. GWM ORA 03 | 63 kWh | 319 km | R$ 254,50 | R$ 0,79
7. BYD YUAN PLUS | 60,5 kWh | 294 km | R$ 244,50 | R$ 0,83
8. JAC E-JS1 | 30,2 kWh | 181 km | R$ 122,50 | R$ 0,67
9. VOLVO EX30 | 69 kWh | 338 km | isento de pagamento
10. RENAULT KWID E TECH | 26,8 kWh | 185 km | 109,50 | R$ 0,59
Eletrificados no Brasil
Com 15.312 emplacamentos, as vendas de veículos eletrificados leves em julho no Brasil foram as melhores de 2024 até agora, levando o acumulado do ano a superar, em apenas sete meses, o total de vendas de 2023.
De janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023 – que já tinha sido o melhor ano da história da eletromobilidade no Brasil.