A gigante chinesa BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo. Em 2023, a chinesa alcançou a venda global de 3.024.417 eletrificados, o que significou um crescimento anual de 61,8%.
Mas quanto a BYD lucra por cada carro vendido? Segundo estatísticas da Late Finance, o lucro médio para cada vendido da BYD foi de US$ 1.250 – cerca de R$ 6.300, na cotação do dia de hoje. A Tesla, principal rival da BYD, no entanto, lucrou US$ 8.250 (R$ 42 mil) por cada automóvel vendido.
Apesar do baixo nível de lucro em 2023, a BYD aumentou realmente os seus níveis de lucro em relação aos anos anteriores. Desde o final de 2019, as reservas de caixa da BYD aumentaram oito vezes.
LEIA MAIS
+ Produção de veículos encerra primeiro trimestre com saldo positivo
Antes de 2021, o lucro líquido por carro era negativo. Embora o lucro do ano passado tenha sido relativamente baixo, ainda assim foi superior aos 750 dólares, por carro, em 2022.
Mercado brasileiro
Em 2023, de acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), foram vendidos 17.947 carros da marca, um crescimento de 6.900%, o equivalente a quase 70 vezes, em comparação com as 260 unidades comercializadas em todo o ano de 2022.
Entre os veículos 100% elétricos, chamados de BEV (Battery Electric Vehicles ou Veículos Elétricos de Bateria), o Dolphin liderou com folga, com 5.971 unidades comercializadas no ano. No ranking dos 5 mais vendidos, o BYD Dolphin vendeu mais do que os outros quatro modelos somados (4.756 unidades). Se o recorte for entre os 10 mais vendidos, os modelos da BYD alcançaram um market share de 72%