Publicidade

Produção de veículos encerra primeiro trimestre com saldo positivo

A produção de veículos no mês de março foi a melhor em quatro meses e superou o volume de fevereiro em 3,2%. No primeiro trimestre deste ano, 538 mil unidades deixaram a linha de montagem, o que significa um aumento de 0,4% em comparação ao mesmo período de 2023.

“Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de 6% para o ano”, destacou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Leite.

Para os caminhões, a projeção é boa. A produção, no primeiro trimestre, chegou a 29,3 mil unidades, 19,7% acima do mesmo período de 2023. Para ônibus, a alta é ainda maior, de 61,6%, com 6,5 mil chassis fabricados.

LEIA MAIS
+ Novo RAV4 é híbrido de tomada para rivalizar com Honda CR-V

A exportação acumulada se manteve 28% abaixo na comparação com 2023, embora os embarques de março tenham sido os maiores em sete meses, com elevação de 6,5% sobre fevereiro.

Mover
Desde o final do a no passado a Anfavea vem comemorando os anúncios de investimento, que já configuram um recorde histórico. Com novos aportes de fabricantes anunciados no último mês, o ciclo atual já supera R$ 123 bilhões de investimentos ativos desde 2021, sem contar os do restante da cadeia automotiva.

“Ficamos muito satisfeitos com a assinatura do decreto do Programa Mover no mês passado pelo governo federal. Foi o resultado de muitas sugestões nossas às autoridades competentes, e também da Academia e do setor de autopeças”, complementou Leite.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade