O Corolla Cross se consolidou como o grande sucesso de vendas da Toyota no Brasil. Entre janeiro e dezembro de 2024, o SUV emplacou mais de 47 mil unidades. Uma média de quase 4 mil carros por mês. Já o Corolla sedã fechou o ano com 37 mil vendas (10 mil a menos).
Sem o SUV, em 2020, o sedã médio emplacou 41 mil unidades. E a receita do novo modelo parece ter dado certo. Naquele ano, a montadora encerrou o ano com 137 mil emplacamentos. Já ao longo de 2024 foram 203 mil. Crescimento de vendas e maior participação no mercado.
Esse número não apenas reflete a popularidade crescente dos SUVs, mas também indica um movimento claro no mercado: o sedã, clássico da Toyota, está perdendo terreno para modelos mais altos e versáteis.
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A tendência é clara: o Corolla sedã, que por décadas foi símbolo de confiabilidade e prestígio, está se tornando um nicho. Por anos foi o carro preferido de executivos e famílias que buscavam um veículo sofisticado e confortável, está perdendo espaço.
O futuro do sedã médio parece estar restrito a um público específico, composto principalmente por entusiastas que ainda buscam um carro mais tradicional. Por outro lado, há também os frotistas e motoristas de aplicativos, que necessitam de um veículo confiável.
No Brasil, os SUVs têm dominado as vendas há alguns anos. Modelos como o Corolla Cross, o Honda HR-V, o Jeep Compass e o campeão Volkswagen T-Cross são apenas alguns exemplos da preferência crescente por carros que oferecem mais conforto, espaço e uma posição de dirigir elevada.
O Corolla Cross, especialmente, se destaca por oferecer o que muitos consumidores buscam: a confiabilidade do nome Corolla, em um formato mais atual e adequado às necessidades dos dias de hoje. Simplificando: brasileiro quer SUV.
O público brasileiro, hoje, está em busca de carros mais acessíveis e com maior custo-benefício, o que coloca o sedã, muitas vezes, em segundo plano.
Pensando neste nicho, a Toyota colocou no portfólio o Corolla na versão GLi, que tem preço a partir de R$ 158.490. A variante dispensa alguns mimos e não tem ar-digital, chave canivete, bancos em couro, além de outros equipamentos. É a nova porta de entrada para a família Corolla.