A produção de motocicletas em novembro deste ano cresceu 2,1% em comparação com o mesmo período de 2022. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2013. Os números foram divulgados com base em levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
No mês em questão 131.947 unidades saíram das linhas de montagem das fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). No acumulado do ano, foram produzidas 1.454.955 unidades, alta de 9,6% na comparação com o mesmo período de 2022.
Esse é também o melhor resultado em 11 anos. O resultado alcançado reflete o empenho das fabricantes em superar as dificuldades impostas pela estiagem. “Os impactos foram minimizados, graças ao esforço da indústria em buscar alternativas logísticas para manter o mercado abastecido”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
LEIA MAIS
+ Chevrolet Bolt de 2ª geração será fabricado, confirma CEO da GM
Na avaliação do executivo, a procura pela motocicleta deve manter tendência de alta nos próximos meses. “É um veículo com preço acessível, econômico e de baixo custo de manutenção. Além disso, é uma opção para evitar os congestionamentos nos grandes centros urbanos”, explica.
A estimativa da Abraciclo é fechar o ano com 1.560.000 motocicletas produzidas, volume 10,4% superior ao registrado em 2022.
Vendas no varejo
O emplacamento de motocicletas em novembro totalizou 130.514 unidades, crescimento de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2011. Na comparação com outubro, as vendas no varejo recuaram 5,2%.
De janeiro a novembro foram emplacadas 1.449.235 unidades, o que representa alta de 17,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Veja como ficou o ranking de emplacamentos por categoria e a comparação com o mês e ano anteriores:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS | ||||||||
NOVEMBRO 2022 | OUTUBRO 2023 | NOVEMBRO 2023 | VARIAÇÃO | |||||
CATEGORIA | A | PARTICIPAÇÃO | B | PARTICIPAÇÃO | C | PARTICIPAÇÃO | C/A | C/B |
STREET | 64.577 | 52,4% | 67.893 | 49,3% | 64.345 | 49,3% | -0,4% | -5,2% |
TRAIL | 23.312 | 18,9% | 24.663 | 17,9% | 23.430 | 18,0% | 0,5% | -5,0% |
MOTONETA | 18.566 | 15,1% | 22.960 | 16,7% | 22.677 | 17,4% | 22,1% | -1,2% |
SCOOTER | 9.140 | 7,4% | 12.304 | 8,9% | 10.772 | 8,3% | 17,9% | -12,5% |
NAKED | 2.332 | 1,9% | 3.272 | 2,4% | 3.050 | 2,3% | 30,8% | -6,8% |
BIG TRAIL | 2.010 | 1,6% | 2.278 | 1,7% | 1.961 | 1,5% | -2,4% | -13,9% |
CICLOMOTOR | 1.801 | 1,5% | 2.621 | 1,9% | 2.614 | 2,0% | 45,1% | -0,3% |
CUSTOM | 805 | 0,7% | 953 | 0,7% | 914 | 0,7% | 13,5% | -4,1% |
SPORT | 495 | 0,4% | 542 | 0,4% | 526 | 0,4% | 6,3% | -3,0% |
TRICICLO | 109 | 0,1% | 180 | 0,1% | 156 | 0,1% | 43,1% | -13,3% |
TOURING | 67 | 0,1% | 74 | 0,1% | 69 | 0,1% | 3,0% | -6,8% |
QUADRICICLO | 0 | 0,0% | 0 | 0,0% | 0 | 0,0% | 0,0% | 0,0% |
TOTAL | 123.214 | – | 137.740 | – | 130.514 | – | 5,9% | -5,2% |