Publicidade

Porsche Macan será elétrico e lançamento já tem data marcada

O próximo Porsche Macan será totalmente elétrico e o lançamento oficial está marcado para os próximos dias. A estreia mundial acontece nesta próxima quinta-feira (25). A segunda geração do SUV terá transmissão ao vivo a partir das 17h30 no site Porsche Newsroom.

“O novo Macan é o primeiro modelo que estamos eletrificando a partir de uma identidade de produto existente e estabelecida”, afirma o vice-presidente de Estilo da Porsche, Michael Mauer.

Vale destacar que o SUV elétrico da Porsche será equipado com novo trem de froça, mas os dados técnicos não foram revelados. No site de imprensa da montadora alemã, diz que o Porsche na versão topo de linha terá o “Porsche Traction Management controlado eletronicamente gerencia a distribuição do torque de mais de 1.000 Nm em conjunto com o controle de largada quase em tempo real”.

Em geral, a Porsche decidiu não distinguir completamente seus modelos elétricos de seus carros esportivos com motor a combustão, explica Mauer. “A Porsche permanece sendo Porsche – um Porsche elétrico continua sendo o carro esportivo em seu segmento”, complementou.

Carregamento rápido de até 270 kW – para todos os mercados
Os motores elétricos no novo Macan retiram sua energia de uma bateria de íon-lítio posicionada sob o assoalho do veículo, com uma capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente. A arquitetura de 800 volts do PPE no novo Macan permite um carregamento rápido de alta performance, que está sendo testado em todo o mundo como parte do processo de desenvolvimento.

“Existem diferentes padrões de carregamento em nossos principais mercados. Um foco principal dos testes, portanto, tem sido verificar essas diferentes condições estruturais nos diferentes locais com nossos protótipos e adaptar a tecnologia conforme necessário. O carregamento simplesmente tem que funcionar, onde e quando for necessário”, diz o Vice-Presidente da Linha de Produtos Macan, Jörg Kerner.

A capacidade de carregamento com corrente contínua (DC) para o novo Macan em estações de carregamento de 800 volts é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada entre 10 a 80% de sua capacidade em menos de 22 minutos.

Em estações de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem permite o carregamento em banco, dividindo eficazmente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma voltagem nominal de 400 volts.

Isso possibilita um carregamento especialmente eficiente, sem um reforçador de alta voltagem adicional, a potência de até 150 kW. O carregamento em corrente alternada (AC) conta com potência de até 11 kW.

A atual geração do Macan 2024 tem preço que parte de R$ 475 mil e na versão GTS (topo de linha) pode facilmente passar dos R$ 830 mil com as personalizações disponíveis.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade