Publicidade

Empresa cria escapamento fake com som para carros elétricos

Uma empresa criou uma forma de fazer os veículos elétricos (EV) serem “barulhentos”. A Borla, fabricante de escapamentos, quer tornar a condução dos EVs mais próxima a de um carro a combustão. O sistema Borla nada mais é do que uma “falsificação” do som de escapamento, que sai por meio de alto-falantes montados na parte traseira inferior dos automóveis.

A “falsificação”, no entanto é bem convincente, pois a empresa se deu o trabalho de mapear os sons conforme a condução vai mudando. Os alto-falantes são de 6×9 reforçados por um amplificador de 300 watts de potência.

“A ausência de som do motor em um EV (juntamente com as vibrações que ele cria) reduz drasticamente essa entrada”, diz a Borla em seu site. “O sistema Active Performance Sound para veículos elétricos da Borla restaura essa conexão, juntamente com a emocionante experiência visceral de velocidade com trilha sonora”, complementa a empresa.

LEIA MAIS
+ Buraco grande é o principal problema das rodovias; veja detalhes

“Essa é a minha principal reclamação sobre ev’s: não há barulho. Eu adoraria ter um som diferente o tempo todo”, diz um usuário do Youtube no vídeo da Borla que explica sobre o escapamento.

Mas parece que a ideia não agradou a vários outras pessoas, que comentam: “Isso é uma piada, certo?”, ou então “Se você quer que um carro pareça um V8, compre um V8, não um EV. A vida é simples assim”, disse outro usuário na rede dos vídeos longos.

Atualização
O sistema Borla Active Performance Sound vem pré-carregado com quatro perfis de som premium gravados em veículos reais equipados com Borla: Shelby Mustang GT500, Mustang GT 5.0L, Charger SRT 392 e Corvette C8.

Um número ilimitado de sons adicionais estará disponível por meio de atualizações regulares do aplicativo Borla (a ser lançado em 24/03 ou antes). Incluindo carros clássicos, exóticos de 12 cilindros, compactos esportivos incríveis e muito mais.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade