O novo Porsche Cayenne foi apresentado no Brasil e chega com sete versões e diferentes patamares de preços. As configurações também têm potências distintas, que variam entre 470 cv a 739 cv. Quatro das sete versões são híbridas.
Inicialmente, agora em setembro, as versões a combustão (Cayenne S, Cayenne S Coupé e Cayenne Turbo GT), já modelo 2024, chegam ao Brasil. Já os modelos com tecnologia híbrida plug-in (Cayenne E-Hybrid, Cayenne E-Hybrid Coupé, Cayenne Turbo E-Hybrid e Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé) têm entregas previstas para o segundo semestre de 2024.
No Brasil, o novo Cayenne está estreando neste mês com três versões, todas equipadas com motorização V8 4.0 litros. Os modelos SUV e Coupé da versão Cayenne S passam a desenvolver potência máxima de 349 KW (474 cv) e torque de 600 Nm, atingindo 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h.
LEIA MAIS
+ GWM lança o Ora 03 como mais barato da marca e 100% elétrico
Já o Turbo GT, projetado para a máxima performance no competitivo segmento de SUV ́s, reconfirma sua posição de destaque como modelo topo de gama da linha Cayenne. Está
disponível exclusivamente na carroceria Coupé e se beneficia de todas as otimizações e inovações da série dos modelos.
Além disso, a potência do motor biturbo V8 de quatro litros do Turbo GT foi ampliada em 14 kW (19 cv), alcançando agora 485 kW (659 cv). O Cayenne Turbo GT acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h.
Já o Cayenne E-Hybrid (SUV e Coupé), que entra em sistema de pré-vendas no Brasil e chegará no próximo ano, traz importantes inovações em seu powertrain. O motor turbo V6 3.0L gera 304 cv. Em combinação com um novo motor elétrico que foi melhorado em 30 kW para 130 kW (176 cv), a potência combinada aumenta para 346 kW (470 cv).
Equipado com uma bateria de alta tensão com capacidade aumentada de 17,9 kWh para 25,9 kWh, é agora possível uma autonomia puramente elétrica de acordo com o WLTP de até 90 quilômetros, sensivelmente maior que a versão anterior.
O sistema de recuperação de energia também foi aprimorado. O Cayenne E-Hybrid recupera agora até 88 kW de energia, um aumento de 26 kW comparado ao sistema anterior.
Para 2024, as versões Turbo E-Hybrid reafirmarão o Porsche Cayenne como o mais potente
híbrido plug-in do segmento. A tecnologia motriz dessas versões (SUV e Coupé) foi otimizada de diversas maneiras, alcançando ganhos significativos em autonomia elétrica e desempenho. Tanto a usabilidade diária como a dinâmica de condução se beneficiam notavelmente dessas mudanças.
O motor elétrico com 130 kW (176 cv) de potência complementa o motor V8 biturbo de 4,0 litros e 441 kW (599 cv) amplamente reformulado. Juntas, as duas unidades de potência proporcionam uma potência combinada de 544 kW (739 cv) e um torque máximo de 950 Nm. O novo Cayenne Turbo E-Hybrid completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h.
A relação completa de modelos pode ser consultada abaixo:
• Cayenne E-Hybrid: R$ 690.000
• Cayenne E-Hybrid Coupé: R$ 720.000
• Cayenne S: R$ 810.000
• Cayenne S Coupé: R$ 840.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.135.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.165.000
• Cayenne Turbo GT: R$ 1.385.000