A Porsche iniciou, nesta segunda-feira (15), a pré-venda de suas novas versões híbridas de alto desempenho do Panamera, o Panamera Turbo E-Hybrid e o Panamera Turbo S E-Hybrid, no Brasil.
Os modelos, que estarão disponíveis nas concessionárias autorizadas da marca, chegam ao mercado com preços a partir de R$ 1.366.000 para o modelo Turbo E-Hybrid e R$ 1.573.000 para o Turbo S E-Hybrid.
LEIA MAIS
+ Nova geração do Mercedes AMG G 63 chega ao Brasil; saiba preço e novidades
Ambas as versões são impulsionadas por motorização híbrida que combina um motor a combustão V8 de 4 litros com motores elétricos de alta potência. O Panamera Turbo E-Hybrid, por exemplo, oferece uma potência combinada de 680 cv, enquanto o Panamera Turbo S E-Hybrid, que é a versão mais potente da linha, chega a 782 cv, representando um aumento significativo em relação ao modelo anterior. O torque do sistema também foi aprimorado, atingindo 94,8 kgfm no Turbo E-Hybrid e 101,9 kgfm no Turbo S E-Hybrid.
O Panamera Turbo E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, enquanto a versão Turbo S E-Hybrid leva 2,9 segundos para atingir a mesma velocidade. As versões apresentam a mesma configuração de motor, mas o Turbo S E-Hybrid conta com um incremento de 102 cv e 15,2 kgfm de torque a mais, proporcionando maior desempenho e uma velocidade máxima de 325 km/h. Ambos os modelos são equipados com uma transmissão PDK de oito marchas, agora redesenhada, que integra o motor elétrico diretamente no alojamento da transmissão.
A Porsche também destaca a utilização de um sistema de suspensão de ar com dois compartimentos e o Porsche Active Suspension Management (PASM), que proporciona uma maior flexibilidade entre conforto e esportividade.
A versão Turbo S E-Hybrid vem equipada com o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride de série, enquanto ele é opcional no Turbo E-Hybrid. Este sistema, segundo a fabricante, visa oferecer uma resposta mais precisa às irregularidades do piso, garantindo um desempenho dinâmico aprimorado.
A suspensão do novo Panamera inclui tecnologia que visa equilibrar o conforto e a performance. A tecnologia de suspensão ativa, disponível no modelo Turbo S E-Hybrid e como opcional para o Turbo E-Hybrid, conta com amortecedores de dois estágios. O sistema é alimentado pela alta tensão de 400V proveniente do sistema híbrido, o que permite ajustes rápidos e precisos da suspensão em função das condições de direção e das irregularidades da estrada. A tecnologia permite que o carro mantenha estabilidade mesmo durante manobras de frenagem, aceleração e curvas.
O eixo traseiro esterçante, que está disponível nas versões, promete melhorar a manobrabilidade em velocidades mais baixas, enquanto o sistema de suspensão ativa pode reduzir a tendência do carro a rolar ou mergulhar nas curvas, aumentando a estabilidade do veículo durante a condução dinâmica.
A tecnologia é projetada para oferecer um desempenho mais balanceado em diferentes condições de direção, seja para uma condução mais suave ou mais esportiva.