Publicidade

Placa Mercosul pode voltar a exibir cidade e estado; entenda

Você deve lembrar que as placas antigas contavam com informações de cidade e estado. Com a atualização para a placa Mercosul, no entanto, isso mudou. Porém, uma medida aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos no Senado, quer retomar com a informação.

O Projeto de Lei (PL) 3.214/2023 agora segue para votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL é de autoria do senador Esperidião Amin.

“A informação ostensiva do local de registro veicular é muito importante para que as autoridades de trânsito e de segurança pública consigam identificar com facilidade a origem de um veículo em situações como infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao veículo”, justifica o parlamentar.

LEIA MAIS
+ Haval H6 recebe facelift e tem farol com alcance de 190 metros

“Além disso, há que se considerar que as placas com o nome do estado e da cidade também têm um significado cultural e identitário importante. A identificação geográfica nos veículos serviria para reforçar o senso de pertencimento à região e o orgulho local, e, portanto, contribuiria para fortalecer a identidade regional”, avalia Amin.

A placa Mercosul foi implementada no Brasil em 2018. Importante destacar que o padrão Mercosul não é obrigatório (exceto em casos de mudança de propriedade ou categoria).

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade