O trânsito é, frequentemente, um local competitivo para muitas pessoas. Você liga a seta para trocar da faixa e as pessoas aceleram para você não entrar na frente. O sinal acaba de abrir e já tem gente buzinando. Pensando nisto, um estudo da plataforma Preply mostrou quais são os estados com as pessoas mais grosseiras no trânsito. Spoiler: Pernambuco está na quinta posição.
No topo da lista, como se deve imaginar, São Paulo é o estado com o trânsito com pessoas mais grosseiras.
1. São Paulo – 35,2%
2. Rio de Janeiro – 20%
3. Bahia – 6,6%
4. Ceará – 3,2%
5. Pernambuco – 3,2%
De forma contrária, o estado de Santa Catarina é o que tem as pessoas mais gentis no trânsito. Em seguida, vem o Rio Grande do Sul. Os dois estados são comumente associadas a atributos como cortesia, etiqueta e organização.
Com relação a ofensas no trânsito, a pesquisa mostra que o uso de palavrões foi apontado por 46% dos brasileiros, que admitiram não dispensar termos de baixo calão para extravasar a própria irritação nas ruas e avenidas por aí.
LEIA MAIS
+ Toyota e Honda são investigadas por dados falsos em modelos
“Para alguns deles, aliás, a linguagem chula não surge apenas vez ou outra em eventuais brigas, mas é algo que praticamente acompanha suas interações diárias com outras pessoas”, diz o estudo.
“Recorrer a xingamentos, cabe dizer, ainda aparece entre as reações mais comuns ao se ouvir uma ofensa no trânsito, tendo em vista que retribuir insultos com novos palavrões foi eleito um dos principais comportamentos diante de uma discussão — mesmo com a maioria dos brasileiros (64,4%) enfatizando evitar qualquer tipo de confronto ou responder os “caça-briga” de maneira educada e calma (19% dos respondentes no Brasil e em Portugal)”, complementa a pesquisa da Preply.
Os dados do estudo ainda revelam que 7 em cada 10 brasileiros já presenciaram uma agressão verbal, enquanto que 4 em cada 10 já foram vítimas de agressão verbal.