O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) do Japão lançou uma investigação sobre irregularidades nos testes de homologação de vários modelos da Toyota e Honda.
A maior montadora do Japão reconheceu ter apresentado dados falsos nos testes de segurança de pedestres e ocupantes do Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross, todos atualmente em produção.
Apesar destes problemas, a Toyota disse que a verificação interna confirmou o cumprimento de todos os regulamentos de segurança para os veículos afetados, indicando que nenhuma ação adicional é necessária por parte dos proprietários.
LEIA MAIS
+ Golf GTI Clubsport tem 296 cv e pode chegar próximo dos 270 km/h
Além das marcas, Mazda e Suzuki também admitiram conduta fraudulenta nos pedidos de homologação para determinados modelos. As informações são do jornal Carscoops.
A investigação interna da Honda revelou declarações falsas em testes de ruído de 22 veículos descontinuados. Os modelos afetados incluem Inspire, Fit, Fit Shuttle, Shuttle, CR-Z, Acty, Vamos, Stepwgn, Legend, Accord, Insight, Exclusive, CR-V, Freed, N-Box, N-One, Odyssey, N- Wgn, Vezel, Grace, S660, Jade e NSX.
A mudança interromperá a produção, o envio e as vendas dos modelos afetados atualmente oferecidos no Japão e em outros mercados ao redor do mundo. Entramos em contato com a Honda para saber se o mercado brasileiro será afetado de alguma maneira, mas até a publicação desta matéria ainda não obtivemos respostas.