Após ser lançado em diversos mercados globais, como México, Chile, África do Sul, entre outros, o GWM Tank 300 desembarca no Brasil.
Híbrido plug-in, ele é o primeiro do mundo com este conjunto. Com um motor 2.0 turbo e um motor elétrico dianteiro, o Tank 300 gera 394 cv de potência e 76,4 kgfm de torque combinados.
Com bateria de 37,1 kWh de capacidade, o modelo pode rodar 75 km no modo 100% elétrico, sem gastar da gasolina no tanque. Para fazer o carregamento, são 24 minutos de espera, em uma tomada DC (30-80%).
Já o carregamento lento AC (5 a 100%) são 6,5 horas de espera para completar a bateria.
Com esse conjunto, o jipão da chinesa consegue acelerar de 0-100 km/h em 6,8 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 180 km/h.
A transmissão é a 9HAT com 9 marchas e borboletas atrás do volante para troca manual. Além disso, o terceiro modelo lançado pela GWM no Brasil conta com uma variedade de tecnologias voltadas ao mundo fora de estrada.
Com tração 4×4, ele tem opção de bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro, central e traseiro. São 9 modos de condução que ajudam o SUV a se adaptar aos diferentes tipos de terreno (Normal, Neve, Montanha, Rocha, Lama e Areia entre outros).
Uma função interessante do modelo é o chassis transparente, que permite visualizar embaixo do carro. A tecnologia exibida na multimídia facilita o trajeto em locais de difícil acesso e obstáculos.
LEIA MAIS
+ Testamos a nova Nissan Frontier Attack 2025; saiba consumo e detalhes
Como é o modelo?
Dirigimos o Tank 300 em alguns tipos de terreno. Em uma estrada de terra batida o modelo vai bem e o isolamento acústico é um ponto de destaque.
No off-road preparado para os jornalistas testarem o carro, passamos por alguns trechos mais técnicos, do qual o modelo se saiu bem. Em um lago, atravessamos com o carro sem nenhum problema. A capacidade de imersão é de até 70 cm.
Uma tecnologia importante é o Assistente de Cruzeiro Inteligente Off-road (CCO). O sistema controla automaticamente torque do motor, gerenciamento da transmissão e acionamento dos freios. Com isso, é possível passar, de forma estável, por terrenos complexos, como cascalho e pedras.
A tecnologia funciona entre 4 km/h até os 12 km/h e não exige uso nem dos freios ou do acelerador.
Com relação aos itens de segurança ativa e passiva, o Tank 300 é composto pelo Nivel 2. Além disso, tem 12 sensores de estacionamento, 5 câmera e 4 radares para a condução semi-autônoma.
Alertas diversos estão disponíveis para o modelo como os de colisão dianteiro e traseiro, frenagem autônoma de emergência, tráfego dianteiro e traseiro cruzado e mais.
Para manobras mais fechadas, pudemos testar, na prática o Tank Turn. Ele reduz o raio de giro consideravelmente, o que ajuda bastante para fazer manobras em ruas sem saída, por exemplo.
Dimensões
- Comprimento: 4760 mm
- Largura: 1930 mm
- Altura: 1903 mm
- Entre-eixos: 2750 mm
- Peso em ordem de marcha: 2630 mm
- Pneus: 265/60 R18
- Travessia: 70 cm
- Altura em relação ao solo: 22,2 cm
Preços e cores
Com preço de lançamento, o GWM Tank 300 será comercializado por R$ 333 mil. A condição, no entanto, está disponível apenas para o mês de abril. Após o período, o preço do jipão deve subir.
Modelo está disponível em cinco cores externas (Cinza Dakar, Laranja Saara, Vermelho Brava, Preto Khalifa e Branco Noronha) e ainda conta com uma linha exclusiva de acessórios. Serão 30 acessórios, dos quais 19 já estão disponíveis na rede de concessionárias da marca.