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NY Auto Show reabre as portas depois de dois anos para um mundo mais elétrico

Nova York – Foram dois anos de cancelamentos por conta da pandemia da Covid-19, e hoje, o New York Auto Show reabre as portas para o público até o dia 24 desse mês. Em um universo automotivo mais elétrico em relação à última edição, o evento aposta inclusive em uma pista de testes para carros de energia limpa e uma área de micromobilidade. Ausência marcante e registrada dos alemães (menos VW) e ingleses. BMW, Audi, Mercedes-Benz, Jaguar e Volvo nem deram bola para o evento no maior mercado de luxo dos Estados Unidos.

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Mas passear pelo Jacob Javits Center, A porta de entrada é o estande da Ford com foco direto para o bruto Bronco Raptor. A marca norte-americana leva a versão mais potente legalizada para as ruas, com um motor EcoBoost 3.0 que entrega mais de 400 cavalos. O modelo conta ainda com um novo reboque capaz de tracionar até 4,5 toneladas.

Além disso, também estão expostos o GT Holman Moody Heritage, edição ultralimitada do carro que homenageia o vencedor de Le Mans em 1966, e o F-150 Lightining, versão elétrica da picape que este ano conta com duas opções de bateria e autonomia de até 482 km. Segundo a marca, o o truck vai de 0 a 100 km/h entre 4 e 5 segundos.

A Japonesa Nissan dá destaque ao mundo eletrificado do crossover Ariya e o Leaf, que é o primeiro degrau elétrico da marca no mundo. O sedã Sentra tá pronto para ser vendido no Brasil e a picape Frontier ao lado do Pathfinder aparecem como coadjuvantes. O Sentra, já confirmado para o Brasil, será importado do México com motor 2.0 de 145 cavalos. A Honda não deu as caras e a Toyota mostra o Corolla GR com motor 1.6 de três cilindros que entrega 300 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Esse também comunicado pela marca para o mercado brasileiro. Estanho é ver a Lexus explorando pouco a corrente híbrida do fabricante.

A General Motors faz claras apostas na Silverado elétrica com 673 cavalos de potência e 107 quilos de torque sem contar na autonomia de 643 quilômetros. O Bolt, meio apático, estava no canto do muro, sem expressão no local. O Corvette Z06 2023, sem dúvida, é o esportivo mais sedutor da mostra.

No peito da Stellantis, o Grand Cherokee 4Xe, que será lançado no Brasil no segundo semestre, e virá como o segundo produto da Jeep na corrente híbrida no país. O SUV importado da Itália terá potência combinada de 380 cv. O motor turbo a gasolina é um 2.0. A autonomia do luxuoso 5 lugares será de até 50 Km no modo bateria.

Os salvadores
Em tempos de pouca fé e muito investimento em salões desse porte, os sul-coreanos e três japoneses (Nissan, Toyota e Subaru) salvam o lado importado do auto show. A Hyundai, com o premiado ioniq 5 e oferta de autonomia que passa dos 450 Km, expõe novamente a picape Santa Cruz (a pergunta é quem vai vender no Brasil? CAOA ou HMB?), o Palisade reestilizado e a dupla Tucson e Santa Fé.

A KIA explora o eV6, que já roda em testes pelas ruas de São Paulo e traz o conceito eV9 que parece uma atualização do Soul tamanho GG. Sportage, outro na porta de entrada do Brasil, e o Niro são atrações que valorizam o mesmo esquema mecânico do híbrido leve. Veja o que existe no Stonic e pense por aí.

E os alemães ?
A Kombi (ID. Buzz) e o Tiguan representam a pátria europeia. O SUV de sete lugares com assinatura R (SEL) não é a versão híbrida que será vendida no Brasil em 2023 e para mim reforça a ideia que os norte-americanos consomem tudo de todo jeito, 100% a combustão ou no modo eletrificado.

O ID, de 4,71 metros, que tem planos globais, foi inspirado na lendária Kombosa. O modelo tem velocidade máxima limitada a 145 Km/h e quanto a autonomia? Deverá acompanhar o que oferta o ID4 perto dos 400 Km ou um pouco mais.

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