Por Jorge Moraes*
São Paulo – Interlagos é o templo do automobilismo nacional e no circuito José Carlos Pace, a Audi apresentou de uma só vez, o TT RS e o RS3. Os carros representam o topo da gama em performance da marca alemã que acertou na demonstração técnica dos produtos. Ambos com motor cinco cilindros 2.5 turbo de 400 cavalos de potência, injeção direta e seus 48,9 quilos de torque. Um coice e tanto! O preço: R$ 425 mil para o TT topo da gama e R$ 329,9 mil tanto para o hatch quanto para o sedã RS que mede 4.479 mm.
Pé no acelerador e pronto. Valeu acelerar os modelos e explorar todos os comandos dos bólidos alemães de cavalaria forte e personalidade visual cativante. Se você é daqueles que compra só pelo design, pode apostar certo. Se curte o desempenho vai se amarrar no resultado de entrega do motor 2.5. Se vai pesquisar quanto ao TT RS, por exemplo, e comparar mais em relação ao Porsche Cayman, pensando bem, vamos falar disso depois, vou preferir o primo alemão na sua versão S, mesmo custando mais um pouco.
Novo Audi RS3 2018
Quanto ao RS3 “tirei o chapéu” para a construção do carro. A direção é seu ponto forte porque com as mãos ao volante você vibra a cada curva e a todo momento exige do drive select o modo dynamic, mais esportivo, deixando o estilo conforto ou mais individual para a cidade. A suspensão esbanja pontos de equilíbrio. Um detalhe de ajuste de personalidade no chão: na frente, pneus 255/30 e na traseira 235/35 no aro 19. Sem chance de erro de convergências.
Os bancos foram produzidos para segurar você, como tinha que ser, mas a atmosfera a bordo cresce com o volante funcional parcialmente na alcântara. Assim como o pomo da transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem.
Ainda dentro da cabine, as mudanças entre o TT e o TTRS são poucas. São itens de série, o painel totalmente digital, que mostra informações básicas do velocímetro e conta giros assim como torque, força G e pressão dos pneus. Além disso, o motorista também pode contar com sistema de som de 705 watts de potência da Bang & Olufsen, teto panorâmico e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Opcional só o controle de cruzeiro adaptativo. O porta-malas oferece 315 litros.
Novo Audi TTRS
Externamente pode se curvar para a escultura esculpida pelo departamento de design. A grade frontal negra e a saia indicando a tração Quattro combinam. Os faróis e lanternas revelam a identidade da família A3, mas na parte traseira, o difusor e as duas saídas de escape “animais” deduram o modelo nas ruas. Quanto ao ronco, espera mais um pouco. Mas se serve a dica, eis uma opção de esportivo que serviria como fonte da minha inspiração.
*Viajou a convite da Audi
Audi RS 3 Sportback (R$ 329,990)
Dados Técnicos
Motorização: 2.5 Turbo FSI Cilindros / Cilindrada: 5 em linha / 2.480cc
Potência (cv em min-1): 400 @ 5.850 – 7.000 ]
Torque (Nm @ min-1): 480 @ 1.700 – 5.850
Tração: quattro®
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.510kg
Comprimento (mm): 4.335
Largura (mm): 1.800
Altura (mm): 1.411
Entre-eixos (mm): 2.631
Capacidade do tanque de combustível (l): 55
Capacidade do porta-malas (l): 335
Aceleração 0-100 km/h (s): 4,1
Velocidade Máxima (km/h): 250
Audi RS 3 Sedan (R$ 329,990)
Dados Técnicos
Motorização: 2.5 Turbo FSI Cilindros / Cilindrada: 5 em linha / 2.480cc
Potência (cv em min-1): 400 @ 5.850 – 7.000 ]
Torque (Nm @ min-1): 480 @ 1.700 – 5.850
Tração: quattro®
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.515kg
Comprimento (mm): 4.479
Largura (mm): 1.802
Altura (mm): 1.397
Entre-eixos (mm): 2.631
Capacidade do tanque de combustível (l): 55
Capacidade do porta-malas (l): 315
Aceleração 0-100 km/h (s): 4,1
Velocidade Máxima (km/h): 250
Audi TT RS Coupé (R$ 424,990)
Dados Técnicos
Motorização: 2.5 Turbo FSI Cilindros / Cilindrada: 5 em linha / 2.480cc
Potência (cv em min-1): 400 @ 5.850 – 7.000 ]
Torque (Nm @ min-1): 480 @ 1.700 – 5.850
Tração: quattro®
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.440 T3T3
Comprimento (mm): 4.191
Largura (mm): 1.832
Altura (mm): 1.344
Entre-eixos (mm): 2.505
Capacidade do tanque de combustível (l): 55
Capacidade do porta-malas (l): 305
Aceleração 0-100 km/h (s): 3,7
Velocidade Máxima (km/h): 250