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Toyota Yaris parte de R$ 59.590. Veja os preços das versões

Um dos lançamentos mais aguardados do ano e que promete sacudir de vez o mercado nacional finalmente foi apresentado. A Toyota lançou nesta quinta (7) o Yaris, carro global da marca japonesa que chega nas versões hatch e sedã. O carro parte de R$ 59.590 no hatch e R$ 63.990 no três volumes. Os pedidos de compra já podem ser feitos tanto para a versão hatch, como para a sedã, enquanto a produção iniciará em 15 de junho e 02 de julho, respectivamente.

O novo Yaris conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i (que já equipam o Etios);  transmissão automática CVT e manual de seis velocidades, além de uma ampla lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.

Para o modelo hatch, são cinco versões: XL manual (R$ 50.590) e XL CVT (R$ 65.590), XL Plus Tech CVT (R$ 69.590) – todas com motorização 1.3 litro -, XS (R$ 74.590) e XLS (R$ 77.590), estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro.

A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro. XL manual (R$ 63.990), XV CVT (R$ 68.690), XL Plus CVT (R$ 73.990), XS CVT (R$ 76.990) e a XLS CVT (79.990).

Com relação às dimensões gerais, o novo Yaris possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedã, 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.

Em todas as versões do Yaris, as rodas são de liga leve de 15” e os pneus são 185/60. As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata), dando mais sofisticação ao conjunto. Olhando de trás, as lanternas compõem um visual harmônico e atual com as linhas das carrocerias, sendo que em ambas, o conjunto óptico invade o porta-malas. Na versão XLS, as lanternas são de LED.

Concorrência pesada

Primeiro a sair da planta de Sorocaba, a versão hatch do Yaris nasce com uma missão bem “cascuda” de enfrentar de cara dois modelos que estão vendendo mais do que água no deserto: Polo e Argo. O modelo da Volks figura entre os mais vendidos no ano e parte de R$ 49.900 na versão 1.0 MPI e chega aos R$ 75 mil na versão Highline 200 TSI automático com os opcionais de tecnologia. Já o Fiat tem versão de entrada 1.0 flex de R$ 44.990 e bate na casa dos R$ 80 mil na versão HGT com motor 1.8 automático e opcionais. Ou rival do Yaris hatch será o compatriota Fit. O Honda parte   de R$ 59.300 no DX manual e vai até salgados R$ 81.700 no ELX com câmbio CVT. Todas versões do Fit têm motor 1.5 de até 116 cv

O sedã também não terá vida fácil quando chegar às revendas no mês que vem. Seus principais rivais são das mesmas marcas que vão enfrentar o hatch. O Volkswagen foi o terceiro sedã mais vendido no país nos últimos dois meses (incluindo aí os de sedãs de entrada e os médios). O Virtus parte de R$ 59.990 na versão Comfortline com motor 1.6 MSI e chega a R$ 79.990 no Highline 200 TSI, podendo bater nos R$ 85 mil com todos opcionais. O Fiat Cronos tem versão de entrada de R$ 53.990 com motor 1.3 flex e tem no Precision automático o preço de R$ 69.990, mas que chega aos R$ 80 mil todo equipado. Já o Honda City, sempre com motor 1.5 litro, R$ 60.900 na DX e alcança R$ 83.400 na ELX (CVT).

Por dentro do Yaris

Uma das grandes novidades do Yaris que seus principais rivais não nem como opcional é o teto solar elétrico disponível, de série, na versão XLS. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.

Os bancos são de tecido nas versões XL e XL Plus Tech e de couro nas versões XS e XLS. Além disso, ele conta com apoio de braços com porta-copos central a partir da versão XL Plus Tech. Outra característica do novo Yaris é o assoalho traseiro plano, que contribui para uma viagem mais confortável quando há três ocupantes nos bancos traseiros.

Para as versões XL e XL Plus Tech, o painel de instrumentos conta com display LCD de 2.7”. São três mostradores circulares que reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o termômetro do motor e o indicador de combustível, o da esquerda exibe o conta-giros, enquanto no do meio é possível visualizar o velocímetro e o computador de bordo, com funções de hodômetro parcial A e B, consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e intensidade de brilho do painel.

Para as versões XS e XLS, o computador de bordo conta com uma tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução e mais funções, como histórico de viagem, de consumo a cada cinco minutos, de consumo mensal (km/l) versus distância e histórico mensal de valor (R$) versus consumo (litros); ranking de eficiência em que é possível elencar os três melhores períodos de economia de combustível e mais.

Equipamentos por versões

Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC). O modelo também possui direção eletro-assistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã), entre outros itens, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo. Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS.

A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, e volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.

Por fim, a versão topo de linha XLS ainda agrega teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.

Motores e câmbio

A linha Yaris é equipada com a família de propulsores produzidos na planta de motores da Toyoya, localizada em Porto Feliz (SP).

– 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.

– 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.

O novo Yaris está equipado com dois tipos de transmissões. A manual de seis velocidades e a Multidrive de tecnologia CVT.

Equipamentos de segurança

O novo Toyota Yaris chega com boa lista de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis com regulagem elétrica, ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança), função “Siga-me”, retrovisor interno eletrocrômico e alarme volumétrico com monitoramento dos vidros e janelas.

A versão XS do modelo agrega câmera de ré, enquanto a XLS ainda conta com sensor de chuva e dois airbags laterais, dois de cortina e um de joelho, contabilizando ao todo sete bolsas.

Cores

As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã.

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