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Novo Peugeot 208 chegará ao Brasil sem motor 1.2 turbinado

Um dos lançamentos mais aguardados para 2020, o novo Peugeot 208 teve sua chegada adiada para o início do segundo semestre devido à pandemia da Covid-19. Apesar do visual completamente novo que tem tirado o fôlego de muita gente, a nova geração do compacto francês será puxado no Brasil com um motor “velho”. Todos esperavam que o pequeno francês inaugurasse por aqui o motor 1.2 Puretech com turbo e injeção indireta que, na Europa, entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Mas apuramos que não será dessa vez. Nosso novo 208 terá duas versões com motor 1.6 flex aspirado do crossover 2008 que entrega até 118 cv e outra 100% elétrica.

A nova geração (importada da Argentina) conviverá com a atual (produzida no Brasil) por um tempo. Esta nacional deverá ser a única com câmbio manual. Já o novo terá transmissão automática de seis velocidades.

No final deste ano chegará de fato uma novidade completa na gama do 208. Trata-se do e-208, que é 100% elétrico – não sabemos ainda se será importando da Argentina ou da França. A versão, que é um sucesso de vendas na Europa, entrega 136 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Ele tem 340 km de autonomia e será a versão topo de linha do compacto da Peugeot. Não espere preço abaixo de R$ 150 mil para essa versão. E se o dólar continuar nesse patamar de R$ 5,50, é possível que a montadora até avalie se vale a pena trazer o elétrico neste ano para o Brasil.

Único modelo da Peugeot no Brasil fora de uma carroceria SUV, o novo 208 é também a aposta para uma virada da marca no país. Desde quando foi lançado na Europa no início do ano passado, o compacto vem despertando o interesse de muitas pessoas que até aguardavam a chegada dele para trocar de carro.

Vale lembrar que o novo 208 cresceu de tamanho. Como não terá que disputar mercado com o irmão maior 308 (saiu de linha no Brasil), o compacto ficou 7 centímetros mais comprido, quase 4 cm mais largo e 3 cm mais baixo do que a geração vendida atualmente. Uma pena que o a distância entre-eixos manteve-se praticamente a mesma. O modelo mede 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,43 m de altura e 2,54 m de entre-eixos.

Com a decisão da Peugeot de usar apenas o motor 1.6 flex aspirado no compacto, a expectativa é saber se isso resultará em preços mais convidativos. Como não irá pagar um motor novo e caro, com turbo de injeção direta, a marca francesa terá que ser agressiva nos preços para brigar com os turbinados Onix, Polo e HB20. Visual externo e interno de tirar o fôlego o modelo já tem. Motor com 118 cv é bom, mas sem turbo não empolga. Só nos resta saber a política de preços da marca.

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