Publicidade

Novo Hyundai Santa Fe terá abertura por impressão digital

Abrir e ligar o carro sem usar a chave na fechadura deixou de ser novidade ou artigo de luxo faz tempo. Mas a tecnologia não para de evoluir, sempre pensando na união da praticidade e segurança. A Hyundai vai inaugurar no novo Santa Fe, primeiramente para o gigante mercado chinês, ainda no primeiro trimestre deste ano, o uso da biometria para abrir e ligar o veículo. A informação é da revista Turbo.

LEIA MAIS
+ Hyundai apresenta o novo Santa Fe com estilo renovado e motor V6
+ Hyundai Creta ganha versão mais barata com câmbio automático
+ Quanto custaria o Creta de luxo que a Hyundai apresenta no Salão de São Paulo?

Os sensores para a leitura da digital são instalados nas portas dianteiras e botão de ignição. Esse tipo de leitor é bastante comum nos celulares mais modernos que destravam a tela inicial com a leitura da digital do proprietário.

Além da questão da segurança, o reconhecimento do condutor pela digital trará mais praticidade, uma vez que o carro “saberá” quem está entrando, podendo dessa forma, acionar itens de personalização, como ajuste dos bancos, dos espelhos retrovisores e do volante, além de preferência de conectividade na central multimídia. Você pode cadastrar, inclusive, a temperatura inicial do ar-condicionado para quando você acionar o motor através da digital, o sistema já iniciara com todas as suas preferências.

Como é uma tecnologia usada em muitos outros sistemas, como na telefonia, fechaduras elétricas para casas e apartamentos, entre outros, a biometria vinha ficando de fora dos automóveis por uma questão de segurança. Entretanto, segundo a reportagem, a Hyundai diz que conseguiu alcançar um nível de proteção que permite a utilização. A informação encriptada dos dados biométricos é obtida por um sistema de “reconhecimento capacitante” que detecta as variações dos níveis de eletricidade nos vários pontos da impressão digital, prevenindo falsificações e outras tentativas de enganar o sensor.

Por essa razão, segundo a montadora sul-coreana, o sistema usado no novo Hyundai Santa Fe é cinco vezes mais seguro que as habituais keyless, com uma margem de erro de 1 em cada 50.000.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade