O mês de setembro promete ser um dos mais quentes dos últimos anos no mercado automotivo brasileiro. Isso porque, já temos a confirmação que o novo Corolla será lançado nos primeiros dias do mês e agora saiu a data de apresentação da nova geração do HB20. O compacto da Hyundai será apresentado à imprensa automotiva no dia 16 de setembro em Comandatuba (Bahia), mesmo local onde a primeira geração foi apresentada há sete anos.
Serão apresentadas as versões hatch, sedã (S) e aventureira (X) da família HB20. Além do visual completamente renovado, outro destaque entre as novidades é o motor 1.0 turbo, que Jorge Moraes já testou na Coreia do Sul (veja vídeo abaixo).
O compacto chega com entre-eixos maior em 30 mm, mais robusto, de design marcante e cabine com mais recursos de entretenimento. Quem lembra do conceito Saga apresentado no Salão de São Paulo do ano passado pode usar a referência, pois há muitas semelhanças.
O estilo do capô liso e laterais de dois vincos revela um carro mais robusto, de design leve, integrado, segundo Lee SangYup, vice-presidente global de design. O alto executivo explicou detalhes do projeto na clínica dos carros, sem qualquer disfarce, para exibir detalhe a detalhe as alterações em todos os pontos dos veículos.
Por dentro, além de mais espaço para as pernas com o aumento do entre-eixos os carros ganharam um banho de modernidade com cluster (relógio de velocímetro) digital com conta giros analógico. A tela do painel com friso em preto piano é flutuante e de oito polegadas para animar a turma com CarPlay e Android Auto. Os bancos foram redesenhados assim como o volante e suas funções. A direção passou a ser elétrica. O ar no topo da gama tem indicador digital. A câmera de ré tem linhas que registram a manobra.
Os motores são 1.0 turbo de injeção direta com 120 cv, caixa automática de seis velocidades e 17,5 quilos de torque. O 1.0 aspirado de 80 cavalos, no Etanol, usa a transmissão manual de cinco marchas. Ah! Aquele tanquinho chato já era. Lembro que o 1.6 está descartado na largada do projeto. A opção do botão de partida com chave inteligente foi lançada. No sedã, o porta-malas cresceu 20 litros e foi a 470 l, no hatch são 300 l. Teto solar esqueça. Vai continuar sendo exclusividade do Yaris.
Na rodagem aro 15 polegadas e 16 para o HB20 X mais juventude. Textura das rodas do sedã e do cross são mais arrojadas em relação ao carro mais clássico. A Hyundai também vai oferecer nos HBs mais calibrados, acredito, alerta de colisão dianteiro, assistente de permanência da faixa, paddle shifts atrás do volante e cinto de três pontos no assento traseiro para todos os ocupantes