O novo Honda Accord chega ao mercado brasileiro evoluído e a tecnologia híbrida presente no Civic. Segundo a montadora, o segredo da tecnologia e:HEV está na forma como os motores interagem, proporcionando uma experiência de condução diferenciada, que une alta performance a uma economia de combustível excepcional.
No exterior, tem novo design que une modernidade e elegância. No que diz respeito à nova carroceria, o equilíbrio entre baixo peso e rigidez estrutural caracteriza este Accord Advanced Hybrid, que recebeu reforços na dianteira através de barras que inibem deformação.
A área inferior do para-brisa foi redesenhada visando a redução da tensão e direcionamento de cargas para áreas de maior rigidez como as torres que abrigam os amortecedores dianteiros.
A parede corta-fogo também foi reforçada no painel inferior e túnel central. Na traseira, um conjunto de reforços forma um arco de alta resistência à torção, que favorece a segurança e dirigibilidade.
Na cabine, a segurança foi aprimorada por meio do redesenho da Coluna B e das barras anti-intrusão das portas. Ao assumir o volante do Accord Advanced Hybrid, o motorista terá como fonte de informação prioritária o painel de instrumentos TFT full-digital de alta definição, com 10,2 polegadas e múltiplas funções que podem ser configuradas facilmente por meio de comandos situados no volante.
O novo Accord conseguiu ser nota A em sua categoria, nota A em consumo e nota A em nível de emissões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, registrando 17,8 km/l de consumo urbano e de 16,1 km/l de consumo rodoviário.
Motor
Esse powertrain do novo Accord preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, passando para 34,1 kgfm (antes, 32,1 kgfm). Tal progresso se estendeu ao novo motor a combustão quatro cilindros 2.0 16V, de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC e, agora, com injeção direta de gasolina, que contribuiu para o aumento significativo em torque, passando para 19,2 kgfm a 4.500 rpm (antes 17,8 kgfm a 3.500 rpm) e ligeiro ganho de potência para 146 cv a 6.100 rpm (antes 145 cv a 6.000 rpm).
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
Segurança
O melhor desempenho da câmera, radar e sensores expande a capacidade de cada uma das funções do Honda SENSING, que são as seguintes:
– ACC – Controle de cruzeiro adaptativo: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. No Accord, o sistema conta com Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;
– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal. É capaz de detectar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto, incluindo bicicletas e motos;
– LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa: identifica faixas de rodagem e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação;
– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar acidentes;
– AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.