A Neta, nova marca chinesa do grupo Hozon Auto, será lançada no Brasil após a virada do semestre. A reportagem teve acesso ao plano da empresa na China e, pelo entendimento da startup, o objetivo é se tornar grande no nosso país – igualando o tamanho de BYD e GWM.
Os chineses já montaram escritório em São Paulo e formalizaram Henrique Sampaio, ex-Caoa Chery, como parte da mesa diretora. O executivo confirmou através do LinkedIn a função na diretoria de marketing e produto da Neta HK Auto.
O time local da Neta começa a formatar a rede autorizada, que terá como primeiro pilar a assistência direta ao cliente.
LEIA MAIS
+ Audi encerra 2023 com vendas em alta e elétricos são destaque
O investimento da Neta no Brasil não aponta para a construção imediata de uma fábrica, mas rumores deixam em aberto a opção da criação de um complexo fabril no país. Para ser grande é preciso pensar em produzir produtos que tenham o DNA do consumidor local.
Fundado em 2014 na província de Zhejiang pelo ex-chefe de engenharia da Chery, Fang Yunzhou – que se uniu ao empresário de tecnologia Zhang Yong – , o grupo tem duas fábricas na China e outra na Tailândia – e está certo que o foco por aqui será 100% nos elétricos. Antes de tratar do tema fabricação no Brasil, terá um robusto depósito de peças para atender a qualquer demanda do setor de reposição junto aos revendedores.
Os últimos dados da Neta Auto, no fechamento do ano de 2023, mostram que a marca vendeu 127.496 unidades entre híbridos e elétricos, apontando a montadora na quinta posição do ranking entre os fabricantes startups.
Prazos
Os chineses começarão com dois carros na largada da gama de produtos, mas o objetivo é chegar a quatro veículos – entre eles um “desejo” direto de consumo do cliente brasileiro: um automóvel de baixo custo, elegância visual e alta tecnologia.
Pesquisamos sobre o portfólio da Neta na China e checamos no Brasil o registro do INPI do elétrico GT de 4,7 metros e pouco mais de 460 cv de potência. Estiloso modelo, o cupê tem duas configurações de baterias que vão de 550 km a 660 km de autonomia no ciclo chinês. Por dentro a central é gigante, com 17,6 polegadas, enquanto o painel de instrumentos tem 10,25″.
Além do GT, a fabricante chinesa dispõe de outros modelos. O sedã médio elétrico Neta S ostenta um design moderno com uma lanterna traseira que chama atenção. O modelo tem 4,98 metros de comprimento e 2,98 metros de entre-eixos.
Por dentro, também mostra uma enorme tela multimídia e diversas tecnologias como head-up display e assistência à condução. A autonomia passa dos 310 km no ciclo chinês.
Já o Neta U é um crossover elétrico voltado para o ciclo urbano, com autonomia de 501 km no ciclo chinês. Por dentro conta com bancos em couro, telas digitais e teto solar panorâmico.
A maior investida
Com tamanho bem próximo do Fiat Pulse, o Neta V é um SUV compacto com interior minimalista e tecnológico. Limitado a 100 km/h, o modelo vai de 0-50 km/h em 3,9 segundos e tem autonomia para rodar 380 km. O design frontal é o mais simples da gama.
Lançamento
O modelo L, SUV que mira o BYD Song Plus e o Haval H6 como concorrentes diretos, terá também uma versão 100% elétrica. A híbrida tem capacidade para rodar 164 km no modo bateria.
A autonomia conjunta não foi divulgada, mas o veículo deverá ser lançado no Salão de Pequim deste ano.