Santiago – Os carros elétricos já são realidade em vários mercados, mas ainda são vistos com algo distante do Brasil. Quatro montadoras iniciaram a pré-venda de modelos 100% elétricos no país, mas é a Nissan, líder mundial nesse segmento com o Leaf, que deve ditar o ritmo da eletrificação nacional. E, se depender da empolgação do diretor de Marketing para a América Latina da marca japonesa, Juan Manuel Hoyos, o futuro dos carros que dispensam as idas aos postos de gasolina não está tão distante assim.
Em entrevista a jornalistas brasileiros em Santiago (Chile), onde ocorrerá a terceira etapa da Fórmula E, o executivo da Nissan garantiu que a eletrificação é um caminho sem volta no mundo, com o Brasil inserido neste cenário. “Isso (a eletrificação) não acontece só porque é a Nissan que quer. Acontece porque as pessoas querem participar dessa solução”, afirmou Hoyos.
LEIA MAIS
+ Será 2019 o ano dos elétricos? Veja os carros carregados na tomada que vão chegar ao Brasil
+ O elétrico e veloz Leaf Nismo RC chama a atenção na CES em Las Vegas
Nissan Leaf
O executivo apresentou dados de uma pesquisa de mercado realizada pela Nissan com consumidores brasileiros, mostrando que mais de 80% dos entrevistados querem possuir um carro elétrico. Questionado se o preço é um empecilho para as vendas dos elétricos no Brasil, Hoyos explica que em todo o mundo, os “eletrificados” não são carros de entrada. “Em outros mercados, o carros elétricos ocupam o mesmo patamar (de valor) de SUVs. O Leaf, por exemplo, além de ser elétrico, é um carro topo de linha. Tem os equipamentos (de segurança e conforto) dos nossos modelos mais completos”, explica.
Kicks hibrido
Além do Leaf, que está em pré-venda por R$ 178 mil, a Nissan tem outros planos para o mercado brasileiro no sentido da eletrificação. Os próximos passos serão dados com os modelos híbridos, que vão compor a gama da Nissan no Brasil nos próximos anos. Mesmo sem querer “bater o martelo” da data da chegada no Kicks e-power (o que deve ocorrer em 2020), Hoyos deu a entender que esse lançamento está nos planos de curto prazo para o país. “Claramente o nosso caminho é pela eletrificação e o Kicks é a nossa ‘cereja do bolo’, portanto…”.
LEIA MAIS
+ Nissan “mostra o invisível” e confirma o Kicks híbrido para 2020 no Brasil
+ Corolla híbrido chega esse ano ao Brasil com o visual europeu
O executivo da Nissan acredita que ainda falta conhecimento do consumidor brasileiro sobre os elétricos, o que não acontece nos países mais desenvolvidos. “É tudo uma questão de conhecimento. Na Noruega, por exemplo, o Leaf foi o carro mais vendido em 2018”, afirmou. “Os carros elétricos são veículos para pessoas com boa energia. E os brasileiros são um povo de ótima energia”.
* Jornalista viajou a convite da Nissan