A Nissan está convocando 1330 proprietários do Leaf, produzidos no Reino Unido e Estados Unidos, para serviço de recall. Os carros anos-modelos entre 2018 a 2023, devem procurar uma concessionária para realizar a reprogramação do módulo de controle do veículo.
“A Nissan identificou que, ao se desligar o piloto automático adaptativo (ICC) e, imediatamente após esta operação, ser modificado o modo de direção, em uma sequência específica de operações do condutor, há a possibilidade de ocorrer um incremento de aceleração inesperado a cada acionamento do acelerador”, disse a montadora. Na prática, isso significa que a falha pode causar uma aceleração repentina do veículo após sair do controle de cruzeiro.
A falha foi detectada em testes internos da fabricante. “O freio continua operante, permitindo a frenagem do veículo, no entanto, devido ao comportamento inesperado da aceleração, há a possibilidade de ocorrência de acidentes com danos materiais, físicos ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros”, explica a Nissan.
Os proprietários das unidades convocadas deverão agendar o serviço em uma concessionária Nissan de sua preferência, a partir do dia 03 de agosto de 2023.
A concessionária realizará o procedimento de reprogramação do módulo de controle do veículo, não havendo a necessidade da substituição de nenhum componente.
LEIA MAIS
+ Stellantis revela motor híbrido e promete modelos já a partir de 2024
O horário de atendimento é das 8h às 18h e o tempo estimado o reparo é de aproximadamente 1 (uma) hora. Não haverá qualquer custo para o cliente.
Estados Unidos
Em meados de julho, a marca convocou 80 mil Leaf para corrigir o problema com o software do módulo de controle do veículo. Nos Estados Unidos, o recall é válido para o Leaf fabricado entre 2018 a 2022.