Berkley (Michigan, EUA) – Detroit e cidades vizinhas como Auburn Hills e Troy, nessa época do ano, ficam carregadas do verde. A neve que fez parte do cenário do gelado inverno do começo do ano desaparece e permite que o verão e a vida com sol se torne alegre e divertida no outro lado dos EUA. Com foco na história, na conservação e preparação dos carros, o Woodward Dream Cruise é a maior atração norte-americana do segmento que reúne clássicos inesquecíveis.
Faltava ao currículo viver a experiência de acampar na rua, ver de perto gente apaixonada reunindo a família, colocando as cadeiras nas ruas e esperando automóveis incríveis passarem bem perto, tudo junto e misturado, porque o trânsito dos veículos ditos do dia-a-dia não para e torna a curtição do festival da M-1, a Woodward Avenue, a primeira rodovia pavimentada dos EUA mais curiosa. O lugar representa a cultura da indústria automotiva e recomendo a visita.
De lá, a Mopar, divisão de acessórios da FCA, montou uma estação em um antigo restaurante, chamado de Vinsetta Garage, no meio da estrada, com os carros da Jeep e Dodge prontos para o drive. Tudo isso sem pagar nada. Muscle Car customizados com centenas de cavalos de potência e veículos da Jeep que não chegaram a sair do papel. Um rolé em um Plymouth Hellvedere 1967 que de antigo só tinha a carroceria e seus componentes estéticos. Fora isso… O carro recebeu o 6.2 litros Hellcrate Hemi supercharged V8 com exagerados 716 cavalos de potência e 90 quilos de torque. Um ronco para guardar na memória.
Plymouth Hellvedere 1967
Meu Plymouth preferido
Um muscle car das antigas, de linhas retas, cor light turquesa, rodas clássicas de pneus radiais e estrutura visual exuberante. O Hellvedere é tudo de diversão. O carro que desde o começo da viagem sonhei em dirigir ainda tinha o melhor: a caixa manual de seis velocidades, a tração traseira e um conjunto de adaptações que incluíram direção elétrica (bem leve mesmo) e o freio a disco nas quatro rodas.
O Belvedere nasceu para o show como Hellvedere e não precisa dizer que o Hellcrate batizou a transformação, que não está à venda nos EUA. Por dentro, a sensação de navegar na história é quebrada pelo tacômetro Mopar e assentos da frente inspirados no Charger SRT Hellcat com cintos de segurança de cinco pontos.
Na pista, um valente automóvel que acelera muito e provoca um sonido gerado
pelo motor e escapamento que deveria ser copiado. Mas não é tão fácil assim porque as oito bocas fazem a diferença.
Além das picapes conceituais, da RAM 1500 concept Low Down, rebaixada e preparada pela engenharia da Mopar, o Jipe B-Ute conecpt (nosso Renegade conceitual), o Trailpass (Compass), o J6 e o Nacho, assim como o Rubicon e as picapes Scrambler e Gladiator Gravity outro super esportivo de não tirar os olhos foi para as nossas mãos. O Shakedown Challenger concept merece um capítulo à parte.
Ele é tudo de bom
Primeiro eu teria que ter US$ 400 mil para transformar essa máquina. Ou seja: 1,6 milhão no caixa. Mas por aqui não foi preciso, dirigi sem pagar nada (risos) e o conceito exibido pela primeira vez em 2016, no Sema Show, estava lá. O carro mistura o passado e o presente para os veículos Mopar. A estrela negra da festa tem embaixo do capô um Hemi de 485 cavalos de potência e rasga o asfalto com a caixa manual de seis marchas tão justa que a troca é curta o suficiente para você procurar a próxima marcha de força.
O volante e os bancos dianteiros do Dodge são recortados em couro Katzkin preto reforçados com alcântara pretas e costura vermelha “extraídos” do Viper e logo indicam o lado nervoso do pretão de suspensão dianteira e traseira personalizada. As garras de frenagem são da Brembo dianteiros de seis pistões e traseiros de quatro pistões.
O Dodge é outro carro que devemos descrever como sensacional do Woodward Drive. O conceito do passado com o presente foi construído a mão pela engenharia e, na cabine os relógios Mopar, os cintos de cinco pontos, assim como todo painel em acabamento de carbono entregam a assinatura mecânica. Ele voa? Não, mas tem vontade.
O Shakedown Challenger roda no conceito SRT Hellcat Slingshot, projetado de 19 polegadas por 9 1/2 polegadas na frente e 20 polegadas por 9 1/2 polegadas nas rodas traseiras. Uma concha no capô Shaker de 1971 reflete a esportividade do kit de mesmo nome de batismo (Shaker) da Mopar e através dele um ar “mais refrescante” vai para o motor.
A arquitetura construída com base no Challenger de 1971 é refinada e exclui as maçanetas, os trilhos e a portinha de entrada combustível realocada para o porta-malas. Os faróis dianteiros e traseiros conceituais do Dodge Challenger 2017 casaram como uma luva em um par de mãos delicadas.
Imagine 2017 combinando com 1971 e isso aconteceu. As molduras dos faróis e lanternas são em preto acetinado. A grade Challenger e surround também recebem o tratamento Satin Black, acionado por frisos de grade em preto brilhante. O Satin Black também pinta o conceito de spoiler traseiro e spoiler de queixo, molduras de faróis de neblina e capas de espelho. Os adesivos vermelhos do logotipo Mopar 392 nos para-lamas dianteiros completam o exterior.