Publicidade

Manter um carro é a segunda maior despesa dos brasileiros

Os gastos com automóvel representam a segunda maior despesa do orçamento familiar dos brasileiros. Segundo a pesquisa ‘A Relação do Brasileiro com o Automóvel 2024‘, realizada pelo Serasa, em parceria com o instituto Opinion, 67% dos brasileiros têm os custos com o automóvel entre os 3 maiores gastos anuais. Manter o carro só fica atrás dos gastos com alimentação.

O estudo também retrata diversos aspectos relacionados aos automóveis. No uso dos carros, foi constatado que 98% dos brasileiros utilizam seus carros ao menos uma vez na semana. Entre os motivos, o uso para locomoção para o trabalho ou local de estudo são os principais formas de usabilidade dos carros.

A pesquisa do Serasa ainda retrata que nos últimos 12 meses, para os motoristas que diminuíram o uso do carro, o principal motivo é o aumento dos gastos com combustível. Na segunda posição, evitar estresse no trânsito foi a motivação para 1 em cada 5 pessoas.

LEIA MAIS
+ BYD negocia com Sigma Lithium, maior mineradora de lítio do Brasil

Carro próprio
O uso do carro próprio também foi objeto de estudo da pesquisa, que chegou a conclusão que 6 em cada 10 carros comprados no Brasil são seminovos. Os motivos para aquisição de um carro são:

– Ter mais conforto no deslocamento – 67%;
– Necessidade de deslocamento eficiente – 59%;
– Economizar tempo de deslocamento – 49%.

Com relação ao pagamento desses automóveis, a cada 10 carros comprados, apenas 4 são pagos a vista. Os 60% restantes do brasileiros adquirem o bem por meio de financiamento, consórcio, troca, cartão de crédito e outras formas.

No aspecto financeiro, 39% dos entrevistados responderam que consideram complexo realizar contas sobre os custos de manter um carro. Outros 32% disseram que concordam que sempre gastam mais do que planejam, enquanto 28% relataram que os custos extras com um carro geram desânimo para mantê-lo.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade