São letras e números que simbolizam o luxo para os japoneses. Em todo mundo é assim. A Lexus promoveu no Brasil, a estreia do seu primeiro plug in por aqui, o novo RX 450h. O SUV chega para ocupar o topo da família RX ao lado do 500 HEV (que dispensa a tomada) e agrada pelo nível de acabamento e construção. Irretocáveis. O importado eletrificado reúne luxo e tecnologia além disso vai rodar com o mesmo powertrain do RAV4.
Confira o vídeo:
Simples de explicar: o RX 450h Plug-in tem um conjunto mecânico composto por um propulsor a combustão de 2.5 litros de quatro cilindros associado a dois motores elétricos – um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro – com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh oferece autonomia de até 56 km no modo totalmente elétrico e é desse jeito que acontece na Toyota.
Mas pensando mais cabe o detalhe: silêncio a bordo, acabamento extremamente refinado e dirigibilidade que permite a associação de um sofá ergonômico atrás do volante minimalista com conforto em primeiro plano. Dirija alertado pelo ADAs com a frenagem de emergência e leitura das faixas como item de série e não tire o olho do head up display, que projeta o indicador de velocidade e navegador em nova dimensão.
Dados da ficha técnica apontam para 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Já no elétrico – baseado na “metodologia” do Inmetro para equiparar consumo de energia ao uso de combustível (km/l e) –, a novidade faz 36,1 “km/l e” na cidade e 30,2 “km/l e” na estrada.
São questões técnicas que vi na prática durante as primeiras impressões ao volante do SUV japonês na pista de testes do complexo de Sorocaba, SP, que está em franca expansão.
Sem exigir muito, e apelando para o modo de condução mais esportivo, o carro “se amostra” (fica exibido) com potência combinada de 308 cv e 23,6 kgfm de torque, o RX 450h PHEV traz eficiência em alta performance.
Só pisar mais para entender isso e associar a suspensão e rodagem aro 21 à leves passadas com pantufas dentro de casa. Tudo muito suave. Pode sorrir que esse foi o sentimento ao volante. E vale lembrar que o motor e as máquinas elétricas juntos permitem um 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.
O híbrido plug-in oferece de série o carregador portátil e uma caixa wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min. A autonomia elétrica é de 56 km no modo 100% elétrico. Reforça o tempo inteiro o time de engenharia da marca.
Preço
São R$ 609,9 mil. Filtro do filtro para a versão topo de linha RX450h. Seria ele mais carro que o Porsche Macan, por exemplo? Sim. Mesmo concorrendo somente em termos de valores mas de propostas separadas. Vou levantar aqui o comparativo diante da elegância e esportividade. O RX tem arquitetura bem futurista e gera entusiasmo. Olhe!
O importado plug-In tem sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System 3.0.
Televisão a bordo?
Na cabine, a central multimídia tem tela de 14″ que pode ser controlada pela voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, oferecendo conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson com 21 alto-falantes e excelente qualidade. O interior segue o que eles chamam de conceito Tazuna, com foco na ergonomia.
O aconchego dos bancos serve aos passageiros do banco de trás que podem reclinar o encosto e pedir para descansar por lá um pouco mais. Porém acredito que o dono do veículo irá mesmo é dirigir e aproveitar, nada de bancar o carona sem necessidade. Para tê-li na garagem são oito opções de cores disponíveis.