Publicidade

Em 15 anos, preço de bateria para carro elétrico cai 90%

O preço das baterias para carros elétricos são um dos principais gargalos na fabricação. O componente encarece o valor dos modelos. Mas isso parece estar mudando de alguns anos para cá.

Um novo estudo do Vehicle Technologies Office do Departamento de Energia (DOE) sugere que o custo das baterias de veículos elétricos caiu 90 por cento entre 2008 e 2023.

Um dos fatores mais importantes na produção de EV é o tamanho, peso e custo do conjunto de baterias. Felizmente, este último tem caído constantemente nas últimas décadas graças a melhorias nas tecnologias e químicas de baterias, novos processos de fabricação e um aumento considerável no volume de produção.

LEIA MAIS
+ Fiat lança nova versão para o Argo; confira preço e detalhes

De acordo com o DOE, o custo de uma bateria de íons de lítio caiu de até US$ 1.415/kWh em 2008 para US$ 139/kWh em 2023. As estimativas consideram veículos leves com uma produção de pelo menos 100.000 unidades por ano.

As montadoras esperam que os custos das baterias continuem caindo nos próximos anos, tornando os EVs acessíveis uma realidade. Há alguns anos atrás, muitas empresas previram que a tão necessária paridade de preços entre EVs e veículos térmicos só seria alcançada no final da década, mas parece que isso pode acontecer antes.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade