A Kia apresenta no Brasil o EV9, seu primeiro SUV elétrico de 7 lugares, destacando-se pela proposta de mobilidade sustentável e tecnologia de ponta. O modelo foi revelado no Rio Open 2025, evento que marca sua estreia para o público brasileiro. O Kia EV9 promete ser um marco na transformação da marca, que aposta em veículos elétricos para o futuro.
O Kia EV9 adota a filosofia de design “Opostos Unidos” da marca, que busca uma harmonia entre elementos naturais e modernos. O SUV apresenta uma frente imponente, com linhas geométricas e a assinatura “Digital Tiger Face”, já conhecida nos modelos elétricos da Kia.
O sistema de iluminação frontal inclui LEDs com design inspirado em mapas estelares e uma “Grade Frontal com Iluminação Dinâmica”. O conjunto óptico é composto por projetores em formato de cubos pequenos, que se integram à grade frontal, criando um visual futurista.
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No perfil lateral, o EV9 segue uma linguagem de design poligonal, com detalhes como os para-lamas triangulares e arcos de roda geométricos. O teto solar duplo e os retrovisores digitais com câmeras também fazem parte do exterior. Na traseira, as lanternas finas seguem o design das dianteiras, reforçando a estética sólida e assertiva do modelo.
Com dimensões de 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura, 1.755 mm de altura e 3.100 mm de distância entre eixos, o EV9 possui um porte robusto. As rodas de 21 polegadas complementam a aparência imponente, enquanto o coeficiente aerodinâmico de 0,28 reflete a preocupação com a eficiência energética.
O interior do EV9 é voltado para conforto e tecnologia. Com três fileiras de assentos, o SUV oferece espaço para até sete ocupantes, com foco em conforto, facilidade de uso e acessibilidade. A cabine é equipada com um painel panorâmico e telas sensíveis ao toque, além de recursos como o volante com aquecimento e os bancos com funções de massagem, aquecimento e ventilação.
A Kia também adotou práticas sustentáveis no design do EV9, utilizando materiais reciclados e bio-based. A marca compromete-se com a neutralidade de carbono até 2045 e elimina o uso de couro natural em todos os seus modelos. Materiais como bioplástico, tecido PET reciclado e biotinta são parte integrante do interior, refletindo a preocupação com a sustentabilidade na produção do veículo.
O Kia EV9 é impulsionado por dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, com tração integral (AWD). O modelo entrega 385 cv de potência e 61 kgfm de torque, o que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. Sua bateria de 99,8 kWh oferece uma autonomia de até 434 km (de acordo com o Inmetro) ou 497 km (pelo sistema WLTP) com uma carga completa.
O carregamento é facilitado por um carregador ultrarrápido de 350 kW, que permite carregar a bateria de 30% a 80% em apenas 24 minutos. O sistema de regeneração de energia ajustável, controlado pelos Shift Paddles, oferece quatro níveis de regeneração, incluindo a função i-Pedal, que permite controle do veículo apenas com o pedal do acelerador.
O EV9 conta com diversos recursos de assistência ao motorista, como o Assistente de Prevenção de Colisão Frontal, Assistente de Manutenção de Faixa e Piloto Automático Adaptativo. Além disso, a estrutura do veículo foi projetada para oferecer segurança em caso de colisões, com chassi de alta rigidez e um sistema de proteção patenteado. O modelo também é equipado com dez airbags, oferecendo proteção para todos os ocupantes.
O Kia EV9 ainda se destaca pela presença de modos de condução adaptáveis a diferentes terrenos, como neve, lama e areia. O sistema ajusta o desempenho do veículo conforme as condições da estrada, proporcionando maior controle e segurança.
No Brasil, o Kia EV9 chega em versão única GTL, com preço público sugerido de R$ 749.990,00. O pacote inclui carregador de emergência, Wallbox residencial, adaptador V2L e assistência 24h por cinco anos, além de revisões gratuitas nos 20.000, 40.000 e 60.000 km. O modelo conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem e oito anos ou 160.000 km para a bateria de alta voltagem.