“Era um sonho que tínhamos, de conquistar essa bandeira”, lembra Marcony Mendonça, filho de José Américo Mendonça. Juntos, pai e filho deram início a história da Fiat Italiana, que completa 25 anos de sucesso e reconhecimento. A empresa nasceu em 1998 com forte pressão da concorrência e se tornou referência nacional.
“Foi uma disputa muito grande com grupos fortes de Pernambuco. Cerca de três ou quatro grandes. Com muita luta, eu e meu pai fomos nomeados concessionários Fiat, em 1998, na Mascarenhas de Moraes”, diz Mendonça. A partir daí os primeiros passos.
Apesar de hoje ser uma empresa bem concretizada, logo nos cinco primeiros anos, a Italiana sofreu com a concorrência, venceu os anos mais difíceis. Tempos depois, surgiu a oportunidade de expandir a Italiana para uma unidade em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
“Quando abrimos lá em Caruaru, em 2003, tínhamos praticamente as mesmas despesas, mas com cerca de 30 a 40% a mais de vendas”, destaca Mendonça. 10 anos depois, a Italiana cresceu mais uma vez e chegou à unidade da Caxangá, na Zona Oeste do Recife.
E a expansão da Italiana não para por aí. Em 2015, a empresa inaugurou uma concessionária Jeep, também na Avenida Caxangá. “São quatro lojas e isso impulsiona o lucro e o ganho em escala”, explica. Em 2020, a Italiana transferiu sua concessionária Jeep para o bairro do Pina, na avenida Antônio de Góes, Zona Sul do Recife para se tornar a maior lembrança da marca na cidade.
Pilares
Segundo Marcony Mendonça, dois pilares são muito importantes para a Italiana ter o sucesso que conquistou em seus 25 anos de história.
O preço extremamente competitivo é um dos valores que norteiam a Italiana. “Não perdemos um negócio por conta de preço”, diz Mendonça. Além disso, outro ponto fundamental é a respeito dos colaboradores. A equipe feliz consegue transmitir isso aos clientes.
Com base nos pilares, a Italiana ganhou por diversos anos o prêmio de uma das melhores empresas para trabalhar em Pernambuco, pelo Great Place to Work, (2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018, 2019 e 2020) e das melhores empresas de varejo para trabalhar no Brasil (2015, 2016, 2018 e 2020), também pelo Great Place to Work.
De acordo com Marcony Mendonça, a meta para os próximos anos é a de criar sucessores para a Fiat Italiana. “Minha meta agora é orientar e educar meus três filhos para tomarem conta do negócio”, explica.