O crescimento das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos segue em ritmo constante, mas a expansão da infraestrutura de carregamento enfrenta obstáculos. Dados recentes indicam que o número de carregadores de alta velocidade instalados no país caiu mais de 21% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Diante disso, a BloombergNEF reduziu sua projeção para o total de carregadores a serem instalados neste ano, de 360 mil para 285 mil unidades. A estimativa para 2030 também pode ser revista para baixo em até 30%, caso o ritmo atual não se acelere, segundo o analista Ash Wang.
A desaceleração na expansão da rede acontece em meio a mudanças na política federal. O governo do presidente Donald Trump suspendeu o financiamento previsto para carregadores de veículos elétricos.
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Os recursos seriam distribuídos aos estados pelo Programa Nacional de Fórmula de Infraestrutura de Veículos Elétricos, que previa um investimento de US$ 5 bilhões em cinco anos.
Atualmente, os Estados Unidos contam com pouco mais de 208 mil pontos públicos de carregamento, de acordo com o Departamento de Energia. No entanto, para acompanhar o crescimento projetado da frota de elétricos e híbridos plug-in, o país precisaria adicionar cerca de 174 mil novos pontos por ano.
A suspensão do apoio federal também pode afetar os investimentos privados no setor. Segundo a S&P Global, a ausência de políticas de incentivo pode desestimular novas iniciativas e comprometer a expansão da rede de recarga.
Em nota, a Casa Branca afirmou que a iniciativa do governo anterior prometeu mais do que entregou. “O presidente Trump foi eleito para desmantelar o Novo Golpe Verde, e ele está totalmente comprometido em fazê-lo”, disse o porta-voz Harrison Fields.
Com a venda de elétricos crescendo e a infraestrutura de suporte desacelerando, especialistas alertam para um possível descompasso entre oferta e demanda. Se a tendência continuar, o gargalo na infraestrutura pode dificultar a adoção em massa dos veículos elétricos nos próximos anos.