A melhor versão. Disso eu não duvido. A Ford F-150 ganhou cara de brava e elementos que vão permitir uma concorrência direta com a líder RAM 1500 no segmento dos motores fortes, a gasolina e do meio milhão.
A nova versão Tremor chega com proposta voltada ao uso fora de estrada, mas sem abrir mão do conforto e da tecnologia que marcam a picape. Custa R$ 580 mil e passa a ser a opção mais cara da gama, que inclui também a Lariat e Lariat Black, ambas por R$ 560 mil. Mas segue aqui o nosso conselho, esquece. Vai de Tremor.
Sob o capô, nenhuma mudança: o conhecido motor Coyote 5.0 V8 segue como protagonista, com 405 cv, 56,7 kgfm de torque e câmbio automático de 10 marchas. O conjunto leva a picape de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. Mesmo com esse desempenho, a autonomia impressiona: mais de 1.000 km com um tanque de 136 litros.
Na dirigibilidade chega faz gosto saber que sobra motor, conforto e estilo aventureiro do modelo que foi projetado para encarar um terreno mais rebelde e “não voar” como a Ranger Raptor.
A Tremor foi testada na região da Patagônia, na Argentina, e se diferencia na preparação para o off-road. A suspensão foi totalmente revista, com novos componentes: molas específicas, barra estabilizadora, amortecedores exclusivos e ajustes na geometria da direção e na manga do eixo dianteiro.
A altura do solo cresceu 25 mm, chegando a 277 mm, e os ângulos de ataque e saída são de 28° e 24,1°, respectivamente, fundamentais para encarar trilhas e obstáculos.
As rodas são de 18 polegadas, com pneus General Grabber 275/70 All-Terrain, e a capacidade de imersão vai a 600 mm. Ponto alto para encarar rios ou trechos bem alagados.
Visualmente, a F-150 Tremor não passa despercebida. Detalhes em laranja estão espalhados pela carroceria — grade, para-choques, ganchos de reboque, saídas de ar no capô, rodas, estribos de alumínio e até na saída dupla do escapamento, com design exclusivo.
Dentro da cabine, o padrão se repete: bancos com costuras laranja e o logotipo Tremor bordado. Um painel no teto oferece seis comandos customizáveis, que permitem ao motorista instalar e controlar acessórios específicos, como luzes auxiliares ou guinchos.
A tração é 4WD com quatro modos de acionamento: 4×2, 4×4 alta, 4×4 baixa e 4×4 automática. Além disso, há sete modos de condução que ajustam eletronicamente o comportamento da picape conforme o terreno: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Off-Road, Rock Crawl e Rebocar/Transportar.
Falando em capacidade, a caçamba leva até 1.495 litros e suporta 671 kg de carga. A força para rebocar também chama atenção: até 3.945 kg, com auxílio de sistemas como o Pro Trailer, que facilita o engate e as manobras, além de controles de freio e de oscilação do reboque.
Preços da linha Ford F-150 no Brasil:
- Lariat: R$ 560 mil
- Lariat Black: R$ 560 mil
- Tremor: R$ 580 mil