A Hyundai deu mais um passo na jornada de eletrificação com o lançamento do Ioniq 9, um SUV totalmente elétrico de três fileiras. O modelo foi revelado em Los Angeles, na Goldstein House, em um evento que destacou a visão da Hyundai no mercado de veículos elétricos (EV).
O Ioniq 9 será lançado globalmente no primeiro semestre de 2025, começando pelos mercados da Coreia e Estados Unidos, com chegada planejada à Europa e outros mercados posteriormente. O novo SUV da Hyundai apresenta uma série de inovações, tanto no design quanto nas tecnologias.
LEIA MAIS
+ Como os carros elétricos podem impulsionar a transição energética na COP29
Com uma bateria de 110,3 kWh, o Ioniq 9 promete um alcance de até 620 km, de acordo com os testes WLTP, e pode ser recarregado de 10 a 80% em apenas 24 minutos, utilizando um carregador de 350 kW.
Além disso, o modelo traz um interior versátil, com assentos de relaxamento e giratórios, além de um console Universal Island 2.0, que segundo a montadora promove um novo nível de conforto e flexibilidade para os passageiros.
O Ioniq 9 se destaca não apenas pela tecnologia, mas também pelo seu design. Com um estilo “aerostético”, o modelo combina formas elegantes e aerodinâmicas que reduzem a resistência ao ar, contribuindo para maior eficiência energética. A carroceria apresenta um coeficiente de arrasto de apenas 0,259 Cd, e os espelhos laterais digitais são uma das primeiras inovações a serem apresentadas no modelo.
No interior, o Ioniq 9 oferece um ambiente único com assentos de relaxamento que podem ser reclinados totalmente e incluem um sistema de massagem Dynamic Touch Massage. Com a possibilidade de acomodar até sete passageiros, o SUV oferece 1.899 mm de espaço para a cabeça e 2.050 mm para as pernas, garantindo uma experiência confortável para todos os ocupantes. O modelo também inclui assentos giratórios na segunda fileira, permitindo que os passageiros se enfrentem, aumentando a interação no interior do veículo.
O Ioniq 9 foi projetado para entregar desempenho, com várias opções de motorização. O modelo Long-Range RWD é equipado com um motor traseiro de 160 kW (215 cv), enquanto o Long-Range AWD conta com um motor dianteiro adicional de 70 kW (95 cv).
O modelo Performance AWD oferece dois motores de 160 kW (215 cv), um na frente e outro na traseira, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos.
O Ioniq 9 vem equipado com uma gama de recursos avançados de segurança, incluindo 10 airbags e os mais recentes sistemas de assistência ao motorista da Hyundai. Entre as tecnologias de segurança estão a Assistência de Prevenção de Colisão Avançada (FCA), Assistência de Manutenção de Faixa (LKA), Monitor de Ponto Cego (BVM) e o sistema de Assistência Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), entre outros.
O modelo também apresenta um sistema de suspensão especificamente desenvolvido para SUVs elétricos, com amortecedores autonivelantes e um sistema multi-link para maior conforto e estabilidade. O Ioniq 9 também possui um modo de reboque inteligente, que ajusta automaticamente o alcance estimado com base no peso do reboque, sendo capaz de rebocar até 2.500 kg na versão europeia.