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HR-V de novo em alta: Veja o que a Honda fez para impulsionar o SUV

O Honda HR-V chegou como novo jato pronto para decolar no mercado brasileiro. Isso em 2015, em sua segunda geração. Lembram? Tanto que, já em seu primeiro ano de mercado, virou líder entre os SUVs com mais de 51 mil unidades emplacadas e 16,71% de participação no segmento. No ano seguinte viveu seu ápice ao vender mais de 55 mil carros e se manter na liderança geral do SUVs com 18,43% de share no segmento.

Muitos outros concorrentes chegaram e o bolo passou a ser dividido por praticamente todas as marcas. Ocorreu ainda um hiato na trajetória de sucesso do modelo na mudança de geração, que acabou se misturando com a crise de componentes da Pandemia e, em 2022, teve seu pior momento com apenas 2,23% de participação e 15.404 unidades emplacadas no país.

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A chegada do New HR-V ainda em 2022 começou a virar o jogo novamente a favor da Honda. No ano seguinte, o modelo voltou a figurar entre os mais vendidos, com mais de 48 mil vendas e 6,14% de share entre os SUVs.

Além das mudanças profundas de design, chegada de novas tecnologias e a mecânica confiável que todos já conhecem da Honda, os japoneses conseguiram manter um dos melhores aspectos do seu SUV revolucionário: a sua solidez.

O HR-V parece não sentir a passagem dos anos e da quilometragem da mesma forma que seus rivais. Você ainda vê muitos modelos da geração andando pelas ruas com aspecto de carro novo. Não à toa é o carro com melhor valor de revenda no país segundo, pelo menos, dois importantes indicadores do mercado.

Também pesa muito para essa retomada do HR-V, que voltou a vender mais de 50 mil unidades no ano passado, a confiabilidade da marca no mercado mundial. Você já deve ter ouvido falar que os carros da Honda não costumam visitar as oficinas mecânicas. É assim também com sua principal rival, a Toyota.

E quando falamos de produto também podemos entender o sucesso que HR-V retomou nesses últimos dois anos. A nova geração tem um design que mescla modernidade com elegância e ainda a robustez de um SUV “musculoso”. A cabine segue a mesma linha entre requinte e modernidade, com tecnologias semiautônomas de primeira linha (Honda Sensing de série em todas as versões) e conectividade a bordo.

A Honda conseguiu, portanto, algo que é bem complicado no concorrido mercado de SUVs no Brasil, que é retomar uma trajetória de sucesso após um hiato nas vendas. O HR-V voltou a figurar entre os líderes mesmo sem ser, nem de perto, o mais barato de sua categoria. Se é bom, vende.

E quanto ao novo que vem por aí na virada do próximo semestre isso não assusta, nem impede a japonesa que promoverá retoques tão sutis que não mudarão em nada a perspectiva de venda ou revenda da sua atual gama, atualmente bonificada por tempo limitado no varejo, para novos proprietários.

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