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Honda atualiza a família Africa Twin para a linha 2026; confira

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A Honda atualizou a família CRF1100L Africa Twin para a linha 2026, mantendo a receita que consolidou o modelo como referência entre as bigtrails aventureiras. Desde o relançamento em 2015, a moto evoluiu em potência, eletrônica, ciclística e ergonomia — e segue disponível nas versões Africa Twin MT, Africa Twin DCT e Adventure Sports, esta última voltada a longas viagens e agora equipada com roda dianteira aro 19”.

A Africa Twin moderna surgiu em 2015, resgatando o nome que marcou o rally Dakar nos anos 1980 e 1990. O motor bicilíndrico paralelo substituiu o antigo V2 e abriu caminho para uma proposta mais leve, ágil e equilibrada. Em 2019, a Honda ampliou a eletrônica, adicionou acelerador eletrônico e modos de pilotagem.

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Em 2021, o motor cresceu para 1.084 cm³, ganhou versões com transmissão DCT e passou a oferecer suspensões eletrônicas Showa EERA nas opções mais completas. Desde 2023, o modelo equipado com DCT é produzido na fábrica de Manaus.

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A atualização mais recente, no início de 2025, trouxe novas cores e grafismos, além da roda aro 19” na Adventure Sports, privilegiando conforto e estabilidade no asfalto.

Gama 2026: versões e proposta

A linha mantém três configurações:

  • Africa Twin MT (câmbio manual) – foco maior no off-road, com tanque de 18,8 litros e pneus aro 21” dianteiro e 18” traseiro.

  • Africa Twin DCT – mesmas características da MT, porém com transmissão de dupla embreagem e suspensões eletrônicas.

  • Adventure Sports (somente DCT) – tanque de 24,8 litros, conforto ampliado, suspensões eletrônicas e roda dianteira aro 19”, mais adequada ao uso rodoviário.

Todas usam o motor bicilíndrico de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cv e 10,9 kgf.m, com excelente entrega de torque desde baixas rotações.

Ciclística e eletrônica refinadas

O chassi é do tipo berço semi-duplo em aço, e a balança traseira é derivada da CRF450R. A IMU de seis eixos controla sistemas como:

  • HSTC (controle de tração) com 7 níveis

  • Wheelie Control com 3 níveis

  • Cornering ABS com calibrações Road e Off-road

  • Controle de elevação traseira

  • Atuação inteligente do DCT em curvas

Há quatro modos de pilotagem pré-definidos — Urban, Tour, Gravel e Off-road — além de dois perfis configuráveis pelo usuário.

Nas versões com EERA, a moto ajusta automaticamente comportamento das suspensões. A Adventure Sports e a Africa Twin DCT contam com cinco modos de ajuste: Mid, Hard, Soft, Off-road e User.

A caixa DCT, agora produzida no Brasil, oferece trocas automáticas — nos modos D e S, com três níveis de esportividade — ou controle manual por botões. O “G Switch” otimiza a tração no uso fora de estrada, reduzindo o deslizamento entre embreagem e roda.

A suavidade nas trocas e a durabilidade do sistema são pontos elogiados desde 2009, quando o DCT chegou ao mercado.

O para-brisa agora tem cinco níveis de ajuste, e o assento pode ser regulado em altura. A ergonomia foi pensada para pilotagem em pé no off-road, graças ao guidão largo e posição centralizada.

Motor e características técnicas

O bicilíndrico usa comando Unicam OHC, duas velas por cilindro e corpos de borboleta de 46 mm. Tem virabrequim a 270°, o que gera pulsação similar à de motores V2 e melhora tração em piso irregular.

A válvula eletrônica no escape (ECV) otimiza torque em baixa e libera fluxo total em alta rotação.

A versão MT pesa 217 kg a seco, enquanto a DCT tem 229 kg.

Preços: 

  • CRF1100L Africa Twin MT (Preto): R$ 85.500,00
  • CRF1100L Africa Twin DCT (Branco Perolizado): R$ 96.346,00
  • CRF1100L Africa Twin Adventure Sports DCT (Cinza Fosco e Branco Perolizado): R$ 116.513,00
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