Publicidade

Hatch, sedan, SUV, perua; entenda os tipos de carroceria dos veículos

Cada categoria de automóvel tem determinadas características que diferem entre si. Os carros competem dentro das categorias e as montadoras buscam um projeto bonito que traga desempenho sem perder a beleza do carro.

No Brasil, por exemplo, os SUVs estão dominando o mercado e entrando no gosto do brasileiro. Hoje, já tem a maior participação de mercado. Mas você conhece os tipos de carroceria dos automóveis?

Hatch
Já foi uma das categorias mais populares. Essa categoria é mais comum nos carros populares. Nesse tipo de carroceria a tampa do porta-malas é favorecida com um amplo vão de acesso ao compartimento. Com isso, é possível levar diversas bagagens a bordo. Vale destacar ainda que o hatch tem um comprimento mais curto que um sedã, por exemplo. É por isso que o compartimento para bagagens nesse tipo de carro costuma ser menor.

 

Peugeot 208 | Foto: Divulgação

 

Sedã
Vários carros são feitos sobre a mesma plataforma, porém, alguns deles têm um espaço adicional para carregar bagagens. É como o Onix Plus, HB20S, entre diversos outros modelos.

SUV
Atualmente é o tipo de carroceria que faz sucesso no Brasil. Em 2022, segundo números da Fenabrave, o segmento representou 43,84% de participação. Para se enquadrar como SUV o carro precisa de algumas características. Ângulo de ataque mínimo de 23°, saída mínima de 20°, altura livre sob os eixos de 180 mm.

Foto: Bruno Vasconcelos

Perua
No Brasil esse tipo de carroceria está virando peça de museu. Cada vez mais raro, as peruas ou station wagon unem características de um hatch com o tamanho de um sedã. Neste caso, o porta-malas é integrado ao vidro. As peruas também são conhecidas por oferecer um excelente espaço interno e um bom volume de porta-malas. 

Cupê
Um cupê tem uma característica geral que o faz ser assim. Uma caída suave na parte traseira do teto. No aspecto de design o projeto fica bem bonito, mas a desvantagem é o espaço para cabeça para os ocupantes do banco traseiro. Para pessoas mais altas, esse tipo de carroceria pode tornar a viagem desagradável para quem viaja na segunda fileira.

Fiat Fastback | Foto: Jorge Moraes

Minivan
A carroceria tem formato em um único volume. Os carros costumam ter a capota mais alta e, com isso, o espaço interno tem um melhor aproveitamento. No entanto, esse tipo de carroceria está entrando em extinção. Atualmente, são poucas as opções, como o Kia Carnival (monovolume premium) e o Chevrolet Spin que é mais acessível.

 

Geração atual da Spin | Foto: Divulgação

 

Conversível
O conversível tem um fator determinante que é a abertura da capota. Ela pode ser removível ou pode ter abertura elétrica. Esta é sua característica marcante. Vale lembrar que praticamente qualquer veículo pode dar origem a um conversível. Basta remover o teto ou colocar uma capota removível. Há inclusive sedãs e SUVs circulando por aí com essas modificações.

 

Mini Cooper | Foto: Divulgação


Picape
É mais usada para o transporte de carga. Costumam ser cada vez mais presente no mercado brasileiro. Em 2023, diversas picapes serão lançadas. As picapes têm uma área aberta na caçamba para as cargas e os modelos costumam ser 4×4, com potências mais altas. O veículo é versátil, pois pode ser usado para cargas e também para uso urbano.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade