Publicidade

GOLF GTI volta em 2025 e presidente da Volks confirma o esportivo

Como cravamos aqui em UOL Carros, o presidente da Volksvagen do Brasil, Viro Possobom, comunicou há pouco pelas redes sociais que vai trazer de volta do maior desejo entre os hatches esportivos, sucesso em todo mundo, o GTi. Carro foi exposto em estúdio secreto na planta da Anchieta e logo depois seguiu para ser atração da marca no festival Rock in Rio.

Na véspera de lançamento do facelift do Nivus, o executivo, estampou o sorriso para comunicar seu sonho de consumo e aposta de mercado. Possobom durante o evento de Rock disse em particular ao colunista: “paciência, estamos acertando e vai dar certo”.

O MK8 e meio vira a principal notícia da semana no meio automotivo. Poucos carros no mundo fazem tanto sucesso como o Volkswagen Golf. Lendário, assim o podemos chamar, completa 50 anos de produção com mais de 37 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo.

O carro utiliza o motor 2.0 TSI com 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. O câmbio é DSG automatizado com sete velocidades. A aceleração do zero aos 100 km/h do Golf é feita em 5,9 segundos. Dados da ficha.

Por dentro da cabine, a bancada quadriculada (que charme!) o esportivo da Volkswagen tem um novo multimídia que ficou bem moderno e converge com os elementos de bordo trazendo comando de voz inteligente e integração com inteligência artificial via ChatGPT.

Recapitulando. O modelo nasceu enquanto a Volkswagen enfrentava o desafio de criar um carro que pudesse substituir o Beetle e, ao mesmo tempo, atender às novas demandas do mercado europeu por veículos mais modernos e eficientes.

Sob a direção do designer Giorgetto Giugiaro, o Golf surgiu com uma proposta revolucionária: linhas angulares, tração dianteira e motor transversal. Essa configuração definiu um novo padrão para os hatchbacks e marcou o início de uma nova era na indústria automotiva.

Cada nova geração do Golf trouxe avanços significativos, tanto em termos de design quanto de tecnologia. “É o carro favorito dos alemães, moldou uma geração inteira, criou uma nova classe de veículos e se estabeleceu como um best-seller internacional em mais de 70 países, com mais de 37 milhões de unidades vendidas. Nós amamos o Golf”, disse o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em evento de celebração dos 50 anos do Golf.

Gerações do Golf
A primeira geração (1974-1983) destacou-se por sua simplicidade e funcionalidade, estabelecendo a base para o sucesso contínuo do modelo.

A segunda geração (1983-1992) introduziu melhorias na segurança e no conforto, como a adição de sistemas de freio ABS e direção hidráulica.

A terceira (1991-1997) foi um divisor de águas, sendo a primeira a oferecer airbags frontais e motores mais potentes, incluindo o famoso VR6.

Já a quarta (1997-2003) consolidou o Golf como um veículo premium, com materiais de alta qualidade e tecnologia avançada para a época, como faróis de xenônio e controle eletrônico de estabilidade.

Na quinta (2003-2008), o Golf evoluiu ainda mais em termos de desempenho e dirigibilidade, com a introdução do motor TSI e a suspensão traseira independente.

A sexta (2008-2012) refinou esses avanços, oferecendo uma experiência de condução mais confortável e segura.

A sétima (2012-2020) representou um salto tecnológico significativo, com a introdução de sistemas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.

Finalmente, a oitava geração, lançada em 2020, é a mais avançada até hoje, com um foco na conectividade, eletrificação e sustentabilidade, sem perder as características que tornaram o Golf um sucesso mundial.

“O bom filho à casa torna”

A história começou em Campinas quando um flagra da página @exoticsbrazil no Aeroporto de Viracopos (SP), mostrou a unidade do Golf GTI com uma placa de identificação do modelo (algo bem comum para os lançamentos das montadoras ou validação).

No início do ano, o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, havia conversado com a coluna sobre a possibilidade de o GTI vir de forma oficial. E agora ele bate o prego e enverga a ponta da cabeça.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade