A General Motors (GM) iniciou o uso de caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV) para o transporte de veículos novos, em parceria com o Grupo SADA. A primeira rota contempla o trajeto entre a fábrica da GM, localizada em São Caetano do Sul, e a sede da SADA em São Bernardo do Campo.
A estimativa é que a iniciativa resulte em uma redução de 108 toneladas de CO₂ por ano. O projeto faz parte da estratégia global da GM de descarbonizar suas operações e contribuir para um futuro mais sustentável.
LEIA MAIS
+ Rampage ganha pacote opcional Night Edition; saiba preço
Os caminhões a GNV têm impacto positivo na redução das emissões de poluentes como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado, além de contribuir para a diminuição de até 20% nas emissões de CO₂ em comparação aos modelos movidos a diesel.
Essa medida não apenas visa melhorar a qualidade do ar, mas também alinha-se ao compromisso da GM de alcançar a neutralidade de carbono até 2035.
Além do uso de caminhões movidos a GNV, a GM desenvolve outras iniciativas de logística sustentável, como o transporte marítimo de peças na região Norte do Brasil, que reduz 340 toneladas de CO₂ por ano em comparação ao transporte rodoviário.
A empresa também utiliza rebocadores elétricos, com a implementação de 50 unidades movidas a baterias de lítio, evitando a emissão de 1,5 tonelada de CO₂ anualmente.