Um Volkswagen Fusca 1969 transformado em limusine será leiloado no próximo mês durante a Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), com estimativa de preço entre US$ 150 mil e US$ 200 mil, cerca de R$ 1,1 milhão na conversão direta.
A conversão foi encomendada por John von Neumann, distribuidor da Porsche e da Volkswagen na Costa Oeste dos EUA. O projeto custou US$ 34.500 (cerca de R$ 190 mil) e foi executado pela Troutman-Barnes, oficina conhecida por produzir carros de corrida como Chaparral e Scarab, além de já ter feito um Porsche 911 de quatro portas.
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A limusine mantém o visual característico do Fusca, mas com 1 metro a mais na distância entre eixos. Isso permitiu incluir portas traseiras exclusivas e um interior sob medida, com bancos cinza, dois assentos de salto e um frigobar com mesa embutida.
O acabamento traz detalhes em mogno, divisória com acionamento elétrico, interfone, isolamento acústico, vidros elétricos e sistema de som com cinco alto-falantes. Originalmente equipado com toca-fitas Phillips, o carro recebeu mais tarde uma central Kenwood com CD changer.
Na cabine do motorista, o padrão é simples: bancos de vinil preto, painel minimalista e câmbio manual de quatro marchas, algo incomum para limusines modernas. O motor original 1.5 foi substituído por um 1.6 com carburadores Weber de 48 mm, aumentando o desempenho para compensar os 181 kg adicionais.
Conhecido como “Rollswagen”, o modelo virou atração em eventos e chegou a levar o ator John Wayne ao Oscar de 1970. O carro também foi exibido no Salão de Los Angeles e estrelou uma campanha publicitária da época.
Sem preço de reserva, a limusine será vendida pela RM Sotheby’s. Resta saber se o charme inusitado e a história do veículo atrairão colecionadores dispostos a pagar alto por esse exemplar único.






