Com pintura reluzente e peças cromadas restauradas, o Ford Tudor 1930 que estará exposto no futuro parque temático Model A Village, em Nova Petrópolis (RS), tem uma história marcada pelo abandono. Antes de ser restaurado, o carro estava em estado crítico: enferrujado, sem funcionamento e com 60% das peças faltando. A recuperação começou em 2018 e durou cerca de um ano.
O exemplar foi comprado em Minas Gerais e levado até Concórdia (SC), onde passou pelo processo completo de restauração na oficina especializada Matiolo Mecânica & Restauração, sob responsabilidade dos irmãos William e Ricardo Matiolo. Mais de 12 profissionais estiveram envolvidos no projeto.
“Desmontamos completamente o carro e jateamos toda a estrutura. O que era possível recuperar foi restaurado para manter a originalidade”, afirma William Matiolo. A nova pintura segue o tom original “vermelho Blueberry”, um marrom avermelhado que realça as linhas do carro. O trabalho também incluiu a retífica do motor 3.3 de 4 cilindros e da transmissão manual de três marchas.
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Boa parte das peças foi importada dos Estados Unidos pelo proprietário Ronei Weber, empresário e historiador que buscou manter a autenticidade do modelo. Foram trazidos, por exemplo, faróis, lanternas, velocímetro, maçanetas, buzina, volante e outros detalhes originais. Algumas peças antigas também foram encontradas no Brasil, refletindo o crescimento do mercado de restauração de carros pré-guerra no país.
“O carro está melhor hoje do que quando saiu da fábrica. Isso se deve à evolução nos processos de pintura, anticorrosão e fabricação de peças”, garante William.
Modelo acessível com visual moderno
O Ford Tudor era uma das carrocerias mais populares da linha Model A. O nome deriva da expressão “two-door” (duas portas), e o modelo se destacou nos anos 1930 por oferecer espaço interno razoável, acabamento fechado e custo acessível para a época. Trazia ainda conforto térmico e acústico acima da média e foi um dos primeiros veículos populares com vidros laterais retráteis.
O motor 3.3 litros gera 40 cv de potência, suficientes para enfrentar as estradas da época, predominantemente de terra. Segundo Ronei Weber, que mora atualmente em Gramado (RS), o Tudor era uma alternativa mais refinada que o modelo Phaeton, mantendo o desempenho robusto e o apelo familiar.
Ronei também está finalizando um livro dedicado à história do Ford Model A, reunindo dados históricos, curiosidades e registros de restaurações.
Exposição no Model A Village
O carro será uma das atrações do Model A Village, parque automotivo temático que está sendo construído em Nova Petrópolis e será inaugurado em dezembro de 2025. O espaço contará com cerca de 40 modelos da linha Ford Model A, ambientados com cenários que remetem às décadas de 1920 e 1930.
Antes da abertura oficial do parque, o Ford Tudor 1930 será exibido ao público entre os dias 22 e 24 de agosto, na Expoclassic 2025, em Novo Hamburgo (RS), graças a uma parceria com o Veteran Car Club local. O evento servirá como prévia do Model A Village, que já conta com um perfil oficial no Instagram: @modelavillage.







