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Ford muda o visual da F-150 e lança Raptor de 700 cavalos

A Ford F-150 já mudou? Fim de tarde em Downtown Detroit, ao lado do complexo da concorrente General Mortos, a Ford levantou uma estrutura tipicamente americana com shows, convidados, carros, food trucks e as novas versões da F-150 2024. Picape foi apresentada com novo design e várias opções de motorização que vão desde um EcoBoost 2.7 litros até um V8 5.2 supercharged, que equipa a F-150 Raptor R de 700 cv.

No Brasil, o que chega vende e a próxima novidade da família nas suas duas versões deverão ser comercializadas por volta do segundo semestre. A produção nas duas fábricas dos Estados Unidos serão iniciadas em janeiro. A picape, retocada nos “carros” mais caros, também traz o modelo Lightning, 100% elétrico, que não está confirmado para o país, pelo menos por enquanto. Mas cá pra nós, do jeito que o ritmo vai, não duvide disso.

Apesar de ser voltado para o off-road, o veículo, que é o mais vendido dos Estados Unidos, representou um faturamento em 2022 de U$ 41 bilhões para a empresa. Perdendo apenas para o resultado do iPhone da Apple. Quando tratam da tecnologia, a novidade é o BlueCruise. O sistema de assistência permite a troca de faixas sem intervenção do motorista. Tem mais do Sync 4, tela horizontal de 12 polegadas e head up display como item novo.

A F-150 pelo design mostra um capô com bordas arredondadas, grade retocada e faróis em LED para todos os modelos. As lanternas e pára-choques também evoluíram. Na traseira tem novo degrau de acesso. Na mecânica o que interessa ao Brasil é a manutenção do V8 5.0 de 405 cv de potência e 556 Nm de torque. Mas a linha segue com o 3.5 Ecoboost biturbo V6 híbrido e toda pressão na reestilizada Raptor com opções do 3.5 V6 biturbo e a Raptor R, o V8 5.2 Supercharger de 700 cv.

O brasileiro Klaus Mello, gerente de engenharia da Ford e que trabalha os produtos F-150 e Mustang disse ao UOL Carros que o maior desafio era manter o equilíbrio do produto mais vendido dos EUA. “Pensamos em transformar a campanha em uma espécie de porta-malas sem prejudicar o acesso ao reboque. Deixamos ela mais amigável para o usuário”

No Brasil eles vendem a Lariat que manteve o traço da atualidade) por R$ 479 mil e a Platinum de R$ 519 mil. Todos as picapes para 2024 são 5G, tecnologia que permite acesso ao mapeamento rápido Wi-fi e atualizações de software automáticas.

A picape tem capacidade de reboque que ultrapassa 6 toneladas, enquanto a de carga útil chega a 1.105 kg. A rodagem do modelos 2024 foi renovada e agora existe a opção da abertura da caçamba, o acesso ao compartimento que está bem mais amigável, como reforçou o engenheiro.

Para refrescar a sua memória, a gigante F-150 tem exatos 5.880 mm de comprimento, 2.090 mm de largura e 1.960 mm de altura. Por dentro sobra espaço com entre-eixos de 3.675 mm.

Planos de eletrificação
Durante o primeiro semestre de 2023, a Ford F-150 foi a picape totalmente híbrida mais vendida. As vendas dos modelos híbridos da Ford aumentaram 28,1% no primeiro semestre de 2023. No momento, 10% de todos os trucks F-150 são híbridos.

A Ford planeja dobrar o mix de picapes híbridas fabricados para o ano modelo 2024 para dar a ainda mais acesso a esta tecnologia que permite economia. Rende muito mais com o tanque repaginado de 36 galões equivalente a 130 litros. Até o final de 2024, a Ford pretende tornar o F-150 PowerBoost um dos híbridos mais vendidos na América.

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