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Ford lança Mach-E, primeiro Mustang 100% elétrico no mundo

É eletrico, é super esportivo e é Mustang. A Ford lançou o Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico da marca no mercado brasileiro e, também, primeiro Mustang 100% elétrico no mundo. O novo crossover combina o legado da grife Mustang com desempenho, versatilidade e tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada no segmento de esportivos premium.

Ele é o carro elétrico com o maior torque, aceleração e autonomia da categoria e também tem uma praticidade incomparável no uso diário. Além de espaço confortável para os passageiros e bagagem, conta com a conectividade e serviços personalizados para dar máxima conveniência à experiência de posse do cliente. Desde a estreia global em 2021, já foi lançado em cerca de 40 países, conquistou mais de 25 prêmios e é o segundo veículo elétrico mais vendido dos Estados Unidos.

O Mustang Mach-E chega na versão exclusiva GT Performance AWD Extended Range, topo de linha. Equipado com dois motores elétricos, ele exibe números de respeito: tem potência de 487 cv, torque de 87,7 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.



O design mantém os elementos clássicos do Mustang, nariz de tubarão, capô longo, coluna C rápida e lanternas de três barras, em formato de crossover. A cabine, com acabamento minimalista e requintado, traz teto solar, multimídia SYNC 4A com tela de 15,5”, painel de instrumentos de 10,2”, som B&O premium e carregador por indução. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. As portas, sem maçanetas, são abertas por um novo sistema de trava eletrônica, por botão, código ou celular, com o aplicativo FordPass.

O esportivo tem uma dirigibilidade empolgante e segura, com amortecedores MagneRide, freios Brembo de alta performance, três modos de condução e rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem. O veículo pode ser carregado em casa, com o carregador Wallbox portátil de 7 kW fornecido com o veículo, ou em carregadores públicos, usando plugue Tipo 2 – o mais comum.

Além de conforto para os passageiros, o Mustang Mach-E tem o maior espaço para bagagem da categoria. O porta-malas traseiro carrega 402 litros, com sistema de abertura “hands free”, e há também o “frunk”, compartimento de 139,5 litros sob o capô, superprático no uso diário.

O crossover também vem equipado com faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone com saída para a segunda fileira. Os seus itens de segurança incluem: nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.

O Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range chega com preço de R$ 486.000, bem posicionado para competir com os esportivos e SUVs elétricos da mesma faixa do mercado, e já está disponível nas mais de 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil com prazo de entrega de até 60 dias.

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O Mustang Mach-E foi criado para oferecer experiências conectadas, convenientes e personalizadas para o cliente, o Minhas Experiências Ford, incluindo soluções que permitem carregar o veículo em casa, em eletropostos ou em outros locais. Ele vem com um carregador residencial portátil, o Ford Mobile Wallbox, de 7 kW, que recarrega de zero a 100% da bateria em cerca de 14 horas conectado a uma tomada industrial com instalação elétrica dedicada (220 V, 32 A).

É possível usar, também, recarregadores fixos Wallbox fornecidos pelas empresas parceiras WEG–Neo Energia e ENEL X, nas opções de 7 kW (220 V, 32 A), para recarga de zero a 100% em 14 horas, e de 11 kW (380 V, 16 A), com recarga em 11 horas. Outra opção é um carregador de emergência de baixa potência, de 2 kW, que utiliza tomada residencial (220 V, 10 A) e realiza a carga total em cerca de 48 horas. Em todos os casos, a conectividade é um recurso que facilita muito essa rotina.

Para o lançamento do Mustang Mach-E, a Ford montou uma estrutura completa e criou 50 concessionárias especialistas. Localizadas em pontos estratégicos, elas são equipadas com ferramentas especiais e técnicos treinados para realizar reparos no sistema de propulsão elétrica do veículo, além de fornecer recarga para os clientes.

O Mustang Mach-E vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem. Ele oferece também uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de oito anos ou 160.000 km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios. A dinâmica veicular excepcional é uma característica do Mustang Mach-E que vem de família. A distribuição praticamente igual de peso entre a frente e a traseira é um dos fatores que contribuem para isso.

O sistema de tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Esse conjunto, com potência de 487 cv e torque de 87,7 kgfm – o maior da categoria –, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.

Para domar toda essa força, o esportivo é equipado com freios Brembo de alta performance na dianteira, com quatro pistões. Esse sistema incorpora a frenagem regenerativa, que recarrega a bateria quando se pressiona o freio ou se libera o pedal do acelerador. A quantidade de energia recuperada é mostrada no painel.

É possível mudar o comportamento do Mustang Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle. O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. A iluminação fica na cor azul e o painel exibe o medidor de carga da bateria. O modo Whisper é para condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias. Ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto. A iluminação é ajustada em tom azul suave.

O Mustang Mach-E dispõe também do modo de condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de interação com o veículo e proporciona uma experiência de direção nova e intuitiva. A engenharia brasileira participou tanto da fase de desenvolvimento como dos testes e da validação final do veículo para atender todas as exigências do nosso mercado.

O Mustang Mach-E traz um novo conceito de abertura eletrônica das portas, sem as maçanetas convencionais. As dianteiras podem ser destravadas por um botão na coluna, quando a chave está próxima, por um código no teclado da coluna ou pelo celular, usando o aplicativo FordPass. Um discreto puxador junto à base do vidro facilita o seu manuseio. Nas portas traseiras, basta um toque na moldura para acionar a abertura automática.

Além de conexão com Apple CarPlay e Android Auto, a SYNC 4A vem com GPS embarcado, perfis personalizáveis, seis entradas USB (tipo A e C) e mostra as informações de carregamento em tempo real. Ela também funciona de forma integrada com o painel de instrumentos de 10,2”, que conta com três modos de customização da tela e exibe a autonomia da bateria em destaque. O sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer, é de altíssima qualidade.

Os bancos foram projetados pela Ford Performance, com excelente ergonomia. Eles são revestidos com material ecológico premium, o ActiveX, e incluem ajuste elétrico em oito posições e aquecimento para o motorista e o passageiro. O volante com o logotipo do cavalo estampado no centro também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade.

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