A rivalidade no mercado de picapes grandes promete ser uma “disputa de gigantes”. Por aqui, a RAM 1500 Rebel e a 2500 Laramie chegam perto da casa dos R$ 460 mil. Ambas valem pouco menos que a versão Lariat da nova F-150. A picape, que representa o modelo mais vendido do mundo, um dos veículos mais desejados dos EUA, parte de R$ 470 mil e pode chegar aos R$ 490 mil com a versão Platinum. Os preços foram revelados há pouco pelo fabricante.
A F-150 nasce no Brasil como a mais potente da categoria, com motor V8, 5.0 de 405 cv (A concorrente RAM 1500 usa o 5.7 L V8 de 400 cv). A pré-venda começa agora e as primeiras entregas, entre 90 e 120 dias.
O forte propulsor tem um torque de 56,7 kgfm. A transmissão é automática de 10 velocidades, com tração integral e diferencial traseiro blocante. Lembrando o que já escrevi sobre o truck, o utilitário é voltado para todo tipo de tarefa. A F-150 conta com oito modos de condução para o motorista escolher o que melhor se adequa ao tipo de terreno. O alumínio predomina sobre a carroceria. E que carroceria!
LEIA MAIS
+ Híbrido plug-in: Haval H6 GT é SUV cupê com 393 cv de potência
A Ford está importando duas propostas: Lariat (mais esportiva) e a Platinum (mais exagerada em cromados e mimos como o estribo elétrico, por exemplo). A F-150 tem 5,88 m de comprimento, 2,08 m de largura (sem espelhos) e 3,69 m de entre-eixos. Um vagão por dentro. A capacidade de carga varia conforme a versão. 728 kg na Lariat e 681 kg na Platinum. Já a capacidade de reboque é de 3,5 toneladas para ambas as versões. O forte desses trucks é puxar tudo. Fácil de ver nas redes sociais, casas, barcos e até helicópteros sendo rebocados.
A caçamba é leve, degrau inteligente, tampa automática e apoio para subir e montar o que desejar dentro do compartimento, que é bem grande, assim como o veículo em suas dimensões. Os pneus são aro 20 de medida 275/60. O que muda é a rodagem em liga leve.
No interior, apesar de ser uma picape, há bastante conforto e tecnologia. Top o Sync 4. Multimídia de 12 polegadas com conexão sem fio para smartphone. O sistema de som pode ter até 18 auto-falantes na versão Platinum e oito na Lariat, que seria a minha escolha.
Na base de segurança, a picape conta com oito airbags, farol alto automático, controle anti-capotamento, monitoramento de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e mais uma lista extensa de itens de segurança como o assistente de condução ao motorista e os alertas de frenagem, leitura de faixas e controles de tração e estabilidade, claro.
Dirigir que é bom ainda nada. Mas vai acontecer, assim como a liberação dos preços. Demora mas sai. O gigante lembrando a largura tem 2,430 metros espelho a espelho. Da na sua garagem? A montadora não sei se exagerou na medida de consumo, mas disse que a F-150 4WD V8 faz média de 6,3 Km/l na cidade e 8,6 Km/l na estrada. Isso preciso ver mais e conferir do meu jeito. Os números de arrancada são generosos: 0 a 100 Km/h em atrevidos 7,1 segundos.