A Troller, modelo mais off-road que hoje pertence a Ford, nasceu no Ceará em 1997 e nada mais justo do que apresentar a sua nova versão por lá. O novo TX4 foi todo desenvolvido no Brasil com toda tecnologia que a montadora pode oferecer e custa R$ 167.530.
LEIA MAIS
+ Troller TX4 com transmissão automática estará disponível em dezembro
Baseado no T4 que, por si só, já foi uma grande evolução da Troller adicionando mais de 1.700 novos itens, o novo TX4 eleva ainda mais o desempenho do 4×4. Entre as novidades está o diferencial traseiro blocante (ou LRD – Locking Rear Differential) que serve para desatolar o carro quando há uma grande diferença de atrito entre as rodas. Com o travamento do eixo traseiro, ele transmite 50% do torque para cada roda traseira continuadamente.
O LRD é acionado por um botão no painel e foi feito para ser usado apenas em pisos com baixa aderência, como lama e areia, e em baixa velocidade. Quando ativado, ele se desliga automaticamente assim que o veículo passa de 40 km/h, voltando a funcionar abaixo dessa velocidade.
Entre os acessórios exclusivos para o novo Troller TX4 estão novo flancos reforçados contra impactos laterais e perfurações; faróis auxiliares em LED de longo alcance com proteção IP6K7, que garante submersão em 1 metro de coluna de água por 30 minutos; além de itens off-road de aço, incluindo para-choque com espessura de 2,6 a 4 mm, proteção galvânica e três anos de garantia com alojamento para macaco high-lift e guincho.
Debaixo do capô, o novo off-road traz o motor Duratoq 3.2 diesel, com cinco cilindros capaz de entregar até 200 cv de potência e 470 Nm de torque. Associada está a mesma transmissão automática de seis velocidades utilizada na Ford Ranger.
A nova transmissão oferece três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente; Sport, com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada; e Manual, que dá total controle das trocas ao motorista por toques na alavanca.
A tração 4×4 do utilitário, com comando eletrônico no console, dispõe de três opções: 4×2 para terrenos com boa aderência, como asfalto e terra batida; 4×4 High para terrenos com baixo atrito, como lama, areia e grama molhada; e 4×4 Low, para terrenos acidentados, como erosões, áreas alagadas e dunas. Seu sistema de seleção “shift on the fly” permite acionar o modo 4×4 High em movimento, a até 120 km/h.
O Troller TX4 tem três opções de cores da carroceria: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada – sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel.
Como equipamentos adicionais, o veículo traz: snorkel; para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço; pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17; faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático; faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis; pintura e interior exclusivo; ganchos Isofix; e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes com alerta de uso para o motorista. Ele já está disponível nas concessionárias da marca.
O interior do TX4 também vem com itens exclusivos. Ele tem saídas de ar na cor laranja e bancos personalizados, com costura laranja, o logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade, que facilita a manutenção. Os cinco ocupantes do veículo contam com cintos de segurança de três pontos, incluindo aviso luminoso e sonoro de uso para o motorista. Há também ponto de ancoragem Isofix para cadeiras infantis.
Como o T4, sua central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75”, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB. Ar-condicionado digital dual-zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road são outros itens de conforto e conveniência a bordo.