A Ford está se equipando para testar veículos autônomos em Tatuí, no interior paulista. Com a recente expansão, a marca promete adotar um nível superior no desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e autônomos. Nas pistas, instalação de antena 5G e sensoriamento vão auxiliar nos sistemas de direção autônoma.
Com isso, o nome da unidade também será alterada. Conhecida como Campo de Provas, a unidade passará a se chamar Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí.
Segundo a Ford, a expectativa é gerar uma receita de R$ 500 milhões ainda em 2022 com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais. “Estamos provando que investir em desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva é um negócio rentável, mas que requer uma estrutura de desenvolvimento e testes com profissionais altamente capacitados”, disse o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb.
O Centro de Desenvolvimento é um dos sete que pertence a Ford. A estrutura vai permitir o teste de veículos tanto para o Brasil como outros mercados, como Estados Unidos, China e o continente europeu.
Estrutura
O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m², dos quais 3,63 milhões de m2 são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.
O Centro conta com capacidade para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação.
Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado e posto de combustível, além de carregadores para veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA
Planos de eletrificação
Por falar nisto, a Ford anunciou investimentos globais de US$ 50 bilhões até o ano de 2026. A marca projeta que 50% de suas vendas sejam de veículos elétricos até 2030.