Paiva (PE) – Lá por volta dos anos 1980 o brasileiro admirava nas ruas os carros grandes literalmente derivados das picapes. Quem não recorda dos veículos oferecidos pela Souza Ramos, Engerauto, Envemo, Brasinca e outras mais? Os utilitários ganhavam estilo, luxo e a função extra de ser algo maior comparado às picapes.
LEIA MAIS
+ Fiat Toro 2020 é apresentada com novas versões e preços. Confira!
Nesta semana, no Paiva, praia da região metropolitana do Recife, a Fiat trouxe de volta a moda da caçamba de fibra na já cabinada Toro. Lógico que o modelo não resgata a proposta da “big family” dos veteranos e inesquecíveis veículos mas no quesito design lembra um pouco isso, posso afirmar.
Batizada de Ultra, a picape feita em Goiana, na estrutura da Toro Volcano 2.0 a diesel de 170 cavalos, chega no último trimestre com entrega diferenciada das demais versões. A peça de cobertura, ainda em formato protótipo, conta com duas molas a gás, trava de segurança, bom acabamento e opção de retirada para um melhor uso do compartimento reforçando o contexto de design da Toro, certamente a mais bonita do Brasil.
Detalhe da utilidade
Você vai poder remover e guardar a capota. Ao time de engenharia Fiat dei a sugestão de fabricar um case para proteção contra o dano da peça que é leve e será de fácil desmontagem. Lembro aqui como eles fazem na Jeep com o Renegade de teto removível.
Antigamente as empresas transformavam as picapes grandes em cabines duplas. O mercado consumidor das famílias maiores que as tradicionais com dois filhos e, donas de um capital generoso eram clientes certos dos modelos customizados. Na Toro Ultra, o acabamento e os traços moldados em fibra da tampa relembra o desenho das capotas marítimas rígidas e os santantônios estilizados do passado. Meio vintage essa história? Sim pode crer.
Mas o acabamento vai além do design, a segurança também foi um ponto pensado portando nada de forçar a barra para levantar a cobertura sem abrir as portas da caçamba porque não vai conseguir levantar o acabamento que pode entregar uma outra capacidade de volume para o compartimento. Dado não revelado pela Fiat.
A montadora não decidiu quanto vai cobrar pelo Ultra. Hugo Domingues, do brand Fiat, aposta na versatilidade, anota as ideias complementares ao projeto mas não precifica quanto vai custar a pernambucana chamada de SUP – sport utility pick up – e onde estará posicionada dentro do line up. A Toro Ultra poderá ficar um degrau acima da Ranch ou no mesmo nível de opção no topo da gama.