Publicidade

Fastback Abarth chega com esportividade e bom custo-benefício

Indaiatuba (SP) – O SUV para o dia a dia, mas que no final de semana pode ser levado para um track day na pista de corrida. Assim podemos definir o Fastback Abarth, que acaba de ser lançado pelo divisão esportiva da Fiat pelo preço de R$ 159.990. Para encaixar a nova versão topo de linha da gama Fastback, a montadora precisou reposicionar o preço do Limited Edition – que segue sendo vendido – de R$ 162.490 para R$ 154.490.

Apesar de ter o mesmo motor 1.3 turboflex de 185 cv de potência e 27 kgfm de torque que a gente já conhece em outros modelos da Stellantis, a assinatura do escorpião da Abarth se justifica pelas modificações feitas pela divisão esportiva na suspensão, pneus, direção, que ficou mais direta, e calibração do câmbio (curva de torque).

Pilotamos o carro no autódromo Capuava e o SUV surpreendeu. Se você já testou o Pulse Abarth e gostou, você também vai se impressionar com o Fastback Abarth. Sempre com o botão Poison ativado, o que equivale ao modo Sport de outras versões, o SUV mostrou um desempenho esportivo de verdade. Acelerações e retomadas rápidas, curvas em alta com estabilidade e um ronco do motor que empolga. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220 km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.

Vale dizer ainda que o modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração esportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o novo Fastback Abarth mantém os traços que fazem sucesso no SUV Coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo. Dispensando opcionais, traz ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).

Literalmente “feito sob medida”, o novo Fastback Abarth foi desenvolvido sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes.

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante, típico de um autêntico Abarth. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

Como um verdadeiro SUV, ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com o Novo Fiat Fastback, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun to-drive.

Jeitão esportivo
A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo. Afinal, a marca é a expressão do design italiano. Claro que, com o Fastback, não seria diferente, ainda mais por se tratar de um modelo tão premiado neste quesito. Tudo isso é percebido logo de cara, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth são uma marca registrada e não poderiam faltar também. Assim, estão na lateral e na dianteira do carro.

Além disso, a Fiat Flag também pode ser vista na grade, enaltecendo a raiz italiana das marcas Fiat e Abarth. Contraste perfeito entre a esportividade e o premium, o SUV Coupé traz dupla saída de escapamento, um elemento que agrega ainda mais personalidade ao veículo. O aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica. O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao Novo Fastback Abarth. Além disso, o wide blade (friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô) ganhou revestimento em fibra de carbono.

Preços
Com a chegada do Fastback Abarth, houve um novo posicionamento de preço na gama. O preço sugerido da versão Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8.000.

Confira abaixo todos os valores:
– Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
– Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
– Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
– Fastback Limited Edition Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
– Fastback Abarth: R$ 159.990,00

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade