Sol escaldante, natureza, e muita aventura. Assim foi a expedição com a Ram Dakota. A convite da montadora, a reportagem do AutoRanking pode conhecer de perto como é rodar com a picape desde trechos de cidade, rodovia e também off-road.
Foram quatro dias no Pantanal, no Mato Grosso do Sul. A viagem já teve início ao sair do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Seguimos ao Morro do Paxixi, na cidade de Aquidauana. No mesmo dia, dirigimos até o município de Corumbá.
Ao longo da jornada com a Ram Dakota, atravessamos um Rio Paraguai de balsa e também passamos por várias situações com estrada de terra, pedras e asfalto irregular.
LEIA MAIS
+ Chevrolet Colorado: versão MHEV no Brasil pode assumir topo das picapes médias
Na prática, a picape se saiu bem em todos os cenários e mostra que chegou para ficar. Com preço que parte de R$ 289.990, a Ram Dakota tem fabricação ao lado da Fiat Titano, em Córdoba, na terra dos hermanos.
Durante nossos testes com a Dakota, na estrada, em praticamente todos os trechos, a média de consumo passava dos 13 km/l de diesel. O número é bem acima do divulgado pelo Inmetro, que é de 10,8 km/l.
Entre as duas versões comercializadas, são poucas as diferenças. Enquanto a versão de entrada Warlock aposta no design escurecido, a configuração topo Laramie tem um visual mais tradicional e abusa do cromado para atrair clientes.
Na Warlock, as rodas são escurecidas e aro 17, com pneus de uso misto de medida 265/65. Já a Laramie tem rodas aro 18 e pneus comuns de medidas 265/60.
No interior, as diferenças são visuais e a Warlock é toda preta por dentro. A Laramie já usa o tom bege com preto e dá uma impressão de ser mais elegante.
Motor turbodiesel e tração 4×4
A nova geração da Ram Dakota chega ao mercado equipada com o motor 2.2 turbodiesel, que entrega 200 cv de potência e 450 Nm de torque. O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio automático de oito marchas, priorizando desempenho e conforto em diferentes condições de uso.

Com esse conjunto mecânico, a picape tem capacidade de reboque de até 3.500 kg e capacidade de carga de 1.020 kg. A caçamba acomoda 1.210 litros e conta com revestimento interno, iluminação dedicada, ganchos de amarração, capota marítima e tampa traseira com amortecimento e trava elétrica. A terceira luz de freio é em LED.
Segurança, conforto e garantia
No pacote de segurança, a nova Ram Dakota traz seis airbags de série nas duas versões, além de freios a disco ventilados nas quatro rodas.

O conjunto é complementado por controle eletrônico de estabilidade, com assistente de partida em rampa e controle de descida, recursos voltados tanto para o uso urbano quanto fora de estrada.
Pensando em comodidade e praticidade no dia a dia, a picape conta com freio de estacionamento eletrônico, sensores de chuva e luminosidade, além de retrovisor interno com função eletrocrômica. Os retrovisores externos oferecem rebatimento elétrico e desembaçador, ampliando a segurança e o conforto em diferentes condições climáticas.

Garantia e opções de cores
A Ram oferece garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem, desde que respeitadas as condições estabelecidas no manual do proprietário.
Em relação às cores, ambas as versões da Dakota podem ser escolhidas nos tons Branco Glacier (perolizado), Prata Knox e Cinza Graphite (metálicos), além do Preto Absolut (sólido). Já o Terra Sunrise (metálico) é exclusivo da versão Laramie, reforçando a diferenciação visual do modelo topo de linha.





