Por Jorge Moraes
O primeiro carro da plataforma small wide híbrido 48 volts será o Renegade. O presidente Emanuelle Cappellano em entrevista para o Auto Ranking confirmou o SUV que atingiu a marca dos 660 mil veículos produzidos.
Dez anos depois o modelo de maior sucesso do Polo Automotivo de Goiana vai receber a tecnologia híbrida em cima do atual conjunto mecânico 1.3 turbo de 176 cv de potência e 27 quilos de torque.
O carro está em fase de testes com o sistema assim como Commander e a renovação da Toro. A Stellantis corre atrás do tempo porque vai colocar antes do Renegade, o eficiente Reev da Leap Motor, marca que vai fazer sua estreia no último trimestre deste ano.
A proposta do Renegade híbrido é distancia-lo no próximo ano do Jeep Avenger, compacto que será feito em Porto Real no Rio de Janeiro. Mais tecnologia e sinergia com as plantas globais da marca são pilares de defesa do presidente que falou em doses maiores de sinergia.
A tecnologia híbrida leve não depende da tomada. Conhecida como MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), combina o motor a combustão com o elétrico e o objetivo é melhorar a eficiência do consumo e reduzir as emissões.
A máquina elétrica atua como motor de partida de auxílio nas saídas e acelerações. O gráfico no painel do carro mostra bem isso quando no ato da frenagem o sistema recupera energia.